
Nesta segunda-feira (20), conselheiros, gestores da área técnica e auditores do TCE-ES participaram de media training, com o objetivo de nivelar a participação dos servidores em entrevistas e participações na mídia, de maneira a transmitir as informações da Corte de Contas com mais transparência, e se comunicar ainda melhor com os cidadãos.
Pela manhã, os servidores assistiram a palestras pelas especialistas em comunicação corporativa, Cassia Miguel, Vanessa Carmo e Vilma Balint, que apresentaram um panorama geral da maneira de comunicar na atualidade, e as melhores estratégias para realizar uma boa comunicação.
O media training é uma preparação profissional para os servidores atuarem como porta-vozes da instituição. O treinamento trabalha o posicionamento e auxilia o profissional a lidar com entrevistas e diversas outras situações que surgem durante o contato com os canais de mídia.
Abertura
Durante a abertura dos trabalhos, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Domingos Taufner, reforçou a importância de fortalecer a divulgação dos trabalhos do TCE-ES para a população em geral.
“Há uma série de trabalhos que fazemos que ainda são incompreendidos por não serem explicados numa linguagem acessível à sociedade. É imprescindível que os cidadãos entendam o papel do Tribunal na vida de todos”, afirmou.
O secretário de Comunicação do TCE-ES, Rodrigo Sant’Ana, destacou a necessidade de comunicar de maneira precisa e acessível para todos.
“Vivemos uma era de informação constante e por isso temos a responsabilidade de comunicar de maneira precisa e acessível. A boa comunicação não apenas fortalece nossa credibilidade, mas contribui para a transparência e confiança do cidadão. Hoje, buscaremos prepará-los para enfrentar os desafios da comunicação com a imprensa e com o público em geral. Nosso grande desafio é continuar fazendo uma comunicação leve e empática, que não provoque ranhuras à nossa instituição”, reforçou.
Ainda na abertura, a chefe do Jornalismo da Secretaria de Comunicação, Mariana Montenegro, realizou uma breve apresentação das ações realizadas pela Secom nos últimos anos.
“Temos buscado mostrar para o cidadão o resultado os trabalhos que o Tribunal tem feito. Comunicação é um papel de todos, por isso, é importante que nossos porta-vozes se portem e comuniquem nossa mensagem de maneira clara e eficaz. Nosso conteúdo deve ser focado na prestação de serviço ao cidadão, que é o que gera reputação”, finalizou.
Treinamento
Realizado pela agência de comunicação Máquina, o treinamento foi iniciado pelas profissionais apresentando uma contextualização geral da imprensa e o papel da comunicação para um bom relacionamento.
“Quando nos comunicamos bem, mostramos o nosso papel no dia a dia do cidadão, ou seja, ao informar as ações que realiza o Tribunal mostra a que veio”, afirmou Vilma.
Ainda na apresentação, Cassia deu dicas de como se portar nas redes, frisando que todas as informações online podem ser acessadas por outras pessoas.
“Nós comunicamos para obter confiança e ganhar credibilidade na sociedade, valores raros e muito buscados atualmente. Por isso, é importante fazer comunicação que colabore, ou seja, fazer com que o outro trabalhe junto com o órgão, para passar as informações para a população”, destacou.
Ainda, Cassia afirmou que os porta-vozes do TCE-ES devem unir imagem pessoal e imagem corporativa, fazendo com que a informação se torne personalizada.
“É preciso traduzir o complicado para um jeito simples, de maneira que o público em geral entenda e guarde a informação veiculada”, finalizou.
Instrutores
Na parte da tarde de segunda, os servidores do TCE-ES que são instrutores do Encontro em Formação e Controle (Enfoc) passaram por um Workshop para aprimorar a oratória e o domínio da comunicação durante os cursos ministrados.
As especialistas ainda irão realizar, terça (21) e quarta-feira (22), simulações de entrevistas e treinamentos individuais com alguns conselheiros e servidores do TCE-ES que atuam efetivamente no relacionamento com os veículos de comunicação capixaba, transmitindo dicas de comportamento e técnicas de linguagem.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866