
Nos dias 18, 19 e 20 de junho, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) Carlos Ranna e Rodrigo Coelho e servidores da Ouvidoria, Corregedoria e Controle Interno da Corte de Contas capixaba participaram do Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (Encco 2024), realizado em Aracaju (SE).
Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, em parceria com o Comitê Técnico de Corregedorias, Ouvidorias e Controles Interno e Social do IRB, o Encco teve como tema principal o Controle Social, Governança e Sustentabilidade, e buscou promover o intercâmbio de informações, experiências e desafios entre os Tribunais do país, além da elaboração de documentos técnicos que subsidiam o trabalho dessas instituições.
Participação do TCE-ES
No segundo dia de evento, o conselheiro do TCE-ES Rodrigo Coelho foi coordenador da mesa da palestra “Agregando Valor à Gestão”. Na ocasião, Coelho destacou que o Encco tem potencial para elencar todos os temas relacionados à governança dos país em suas próximas edições.
“Em eventos como esse, em que discutimos uma parte da governança, é possível visualizar que nós não iremos transformar cada etapa dela sem uma visão geral do controle e da gestão. Iremos transformar a parte com o olhar do todo, por isso, estes encontros são importantes para a troca e o aprendizado dos profissionais da área dos Controles Externos e Internos”, afirmou.
Ainda durante a programação do encontro, o conselheiro Ouvidor do TCE-ES, Carlos Ranna, juntamente com a coordenadora da Ouvidoria da Corte, Andrea Beconha, apresentou o resultado do Grupo de Trabalho (GT) Força Tarefa MMD-TC – Ouvidorias, criado com a missão de elevar a nota das Ouvidorias no ciclo de avaliação 2024 do MMD-TC.
O Grupo de Trabalho elaborou um diagnóstico sobre o atendimento dos critérios do MMD-TC 2024 pelas Ouvidorias de Contas. Com base no resultado, atuou nos pontos de maior dificuldade das Ouvidorias, propondo ações e compartilhando experiências e boas práticas, visando o atendimento desses critérios por todas as Ouvidorias dos Tribunais de Contas na avaliação desse ano do MMD-TC.
Coordenado pelo conselheiro Ranna, o grupo também contou com a participação das servidoras do TCE-ES Andrea Beconha, como assistente técnico, Patrícia Rezende e Juçara Menezes.
Acesse o diagnóstico elaborado pelo GT Força Tarefa MMD-TC Ouvidorias clicando aqui.
Confira a galeria de fotos do evento:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866