
Foi realizada nesta quarta-feira (26) no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a primeira reunião ordinária do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil. Na oportunidade, a nova direção da entidade foi eleita com os conselheiros Edilson de Souza Silva (TCE/RO), Joaquim Castro (TCM/GO) e Severiano Costandrade (TCE/TO), respectivamente, assumindo os cargos de presidente, vice e secretário.
Representando o TCE do Espírito Santo, o conselheiro Carlos Ranna falou sobre as iniciativas para aprimorar o trabalho das Cortes, como o Marco de Medição do Desempenho. Já o conselheiro do TCE-MA, Caldas Furtado, presidente da entidade até o final de 2018, apresentou um balanço dos trabalhos realizados ao longo da gestão.
O ministro do TCU, Augusto Nardes, destacou os resultados obtidos com a implantação da Governança no TCU, o que, segundo ele, provocou uma transformação significativa. O ministro anunciou um evento sobre a implantação da governança em todos os TCs no Brasil a ser realizado ainda no primeiro semestre.
No fim do encontro, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, abordou as ações atuais e futuras da associação, incluindo as próximas reuniões institucionais sobre a importância da atuação dos TCs.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866