O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, conselheiro Rodrigo Chamoun, participou na manhã desta segunda-feira (28) do evento virtual “Vitória contra às Fake News – Pacto pela Ética no Debate Eleitoral”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O evento também contou com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande, e teve transmissão ao vivo pelo canal da Escola Judiciária Eleitoral do Espírito Santo no Youtube.
Em sua fala na abertura do evento, Chamoun iniciou com uma citação de Winston Churchill, que diz que “Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo da verdade ter a oportunidade de se vestir”. De acordo o presidente, a mentira já era veloz quando não havia tecnologia. “Vamos imaginar o mundo de hoje, todo interligado em redes, onde as pessoas são conectadas por um aparelho celular, a tudo e a todos. Então, controlar as notícias falsas e impedir que mentiras se difundem com a velocidade da luz, impõe compromissos desafiadores e inadiáveis a todos nós”, frisou.
Já o governador lembrou que todos nós temos o poder de sermos um produtor de conteúdo e é essencial que a responsabilidade esteja presente junto a sociedade capixaba, para que as pessoas possam passar adiante aquilo que ela confirmar se é verdade ou não.
A juíza Gisele Souza de Oliveira, responsável pela fiscalização da propaganda das eleições em Vitória, foi a coordenadora da audiência pública. O objetivo foi firmar com todos os postulantes ao cargo de prefeito da capital um pacto para que a campanha eleitoral transcorra de forma tranquila, sem fake news ou disseminação de desinformação. O advogado, professor e especialista em Direito Eleitoral, Diogo Rais, proferiu a palestra sobre o tema.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866