
Durante a solenidade de posse do novo corpo diretivo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), o atual presente da Corte, conselheiro Sérgio Aboudib, fez seu discurso de despedida. Agradeceu aos pares pelo apoio nos últimos quatro anos, relembrou alguns feitos de sua gestão e desejou sucesso ao presidente eleito, conselheiro Rodrigo Chamoun.
“Quando fui eleito presidente, há quatro anos, jamais imaginei chegar a esse momento com tantas realizações. Mas o fato é que produzimos ferramentas tempestivas e transparentes, que hoje nos tornam um órgão útil e necessário à nossa comunidade. Falo especialmente do Painel de Controle; da certidão de transferência voluntária, única no país; da matriz de saldos contábeis, fruto de uma inédita parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional; do sistema CidadES, que permite o conhecimento de dados de todos os municípios do estado; do processo eletrônico; do sistema de jurisprudência; do sistema de gerenciamento dos processos e do sistema de custos”, afirmou Aboudib.
O conselheiro destacou ainda a especialização da área técnica, com ênfase para área de previdência e educação, esta última com utilização de ferramentas de BI, o núcleo de análise de PPP e a auditoria financeira. “Como vocês podem perceber, os nossos principais produtos estão relacionados à tecnologia da informação. Saímos de pouco mais de 28 sistemas para mais de 70”, pontuou Aboudib, agradecendo em especial à Secretaria de Tecnologia da Informação. “Vocês fizeram a diferença. Muito obrigado. E ainda nos brindaram com um aplicativo lançado recentemente, que permite aos interessados a acessar todas as informações referentes a nossa atuação.”
Aboudib ainda listou as obras de acessibilidade no Tribunal e a sustentabilidade do telhado, que faz a captação da água da chuva, e que já tem projeto aprovado para colocação de placas de energia solar. “São muitas as notícias boas. São muito os produtos que ficam. São muitas as oportunidades de aprimoramento.”
Ao presidente que chega, Aboudib desejou muito sucesso. “Tenho certeza absoluta que vosmecê fará desse Tribunal uma instituição muito melhor do que recebe hoje. De antemão afirmo publicamente que, da mesma forma que fez comigo, pode contar com o meu apoio e voto em todas as propostas que liderar”, afirmou.
“Por fim, presidente Chamoun, se puder te dar um conselho, é ousar. O sucesso que hoje comemoramos, não foi porque eu tinha garantia de acertar. Mas apenas por não ter medo de errar. Não tenha medo de errar. Só não erra quem não faz. Aproveito para fazer um último alerta. Cuidado com tentativas para afrouxamento de limites. Foi esse o caminho trilhado por diversos estados brasileiros com o conluio dos tribunais de contas. Criaram condições para a existência do binômio inexplicável: Estados falidos com contas aprovadas”, concluiu.
Clique aqui e confira o Relatório de Gestão 2016 – 2019.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866