
Coelho foi um dos palestrantes no evento, organizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape).
“No ano passado o foco da fiscalização foi a infraestrutura das escolas. Acredito que vocês tenham acompanhado alguns dos resultados. Neste ano, faremos o acompanhamento do Compromisso Nacional Pela Criança Alfabetizada”, disse o conselheiro, ressaltando que a fiscalização será na modalidade de levantamento.
“Ao final do levantamento, cada Tribunal poderá agir de uma forma diferente, mas podemos dar recomendações, determinações e, com isso, ajudar a cumprir o que está estabelecido no Compromisso Nacional”, acrescentou.
Entre os temas que serão questionados à União, Estados e municípios estão a política de alfabetização dos entes; a implementação dos sistemas estaduais de avaliação; as práticas pedagógicas de gestão exitosas no campo da garantia do direito à alfabetização; a política de formação destinada a professores, técnicos e gestores educacionais; entre outros temas.
Debates
A participação de Rodrigo Coelho, presidente do Comitê Técnica de Educação do IRB, no Seminário de Ações Descentralizadas da Educação Básica foi na mesa 2, que teve como tema “Compromisso Nacional criança alfabetizada: Construindo o futuro na idade certa”. Também palestraram nessa mesa a coordenadora-geral de Alfabetização do MEC, Mônica Silva, e o coordenador-geral de Equidade Educacional do MEC, Maurício Ernica. A mediadora dos debates foi a gerente de projeto do MEC, Joilma Sant’anna Favero.
Ao final das apresentações, os palestrantes se colocaram à disposição para responder perguntas dos participantes. Clique AQUI para ver como foram as apresentações.
O evento teve por objetivo promover o debate sobre as ações do MEC descentralizadas para estados e municípios, envolvendo gestores e os órgãos de controle, em especial aqueles dos Tribunais de Contas estaduais e municipais, visando apresentar as ações, dirimir dúvidas e esclarecer pontos operacionais.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866