
Nesta terça-feira (22), estudantes de Direito da Faculdade Multivix, campus da Serra, acompanharam a 17ª Sessão Plenária no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O professor de Direito Civil e Processo Civil da instituição de ensino, José Carlos Pereira Junior, acompanhou dos alunos que estão cursando entre o 1º e o 7º período de Direito.
Durante a sessão, os conselheiros explicaram de forma breve a atuação do Tribunal no Estado com exemplos de processos julgados e apreciados pelo TCE-ES.
Na abertura, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Domingos Taufner, contou sobre sua experiência no período de faculdade e falou sobre a atuação do órgão. “O Tribunal é responsável pela fiscalização da aplicação dos recursos públicos estaduais e municipais, garantindo que o dinheiro público seja usado de forma legal, eficiente e transparente. Hoje, o TCE-ES está com os processos desde 2016 em dia. Para os alunos que estão no 1º período, conhecer o trabalho do Tribunal é essencial para se desenvolver no curso.”
Além da sessão plenária, os alunos assistiram a uma palestra do secretário-geral das Sessões, Odilson Souza. Ele explicou como ocorre as sessões plenárias, presenciais e virtuais. Em seguida, Odilson revelou a maneira que o Tribunal atua no Espírito Santo. De forma dinâmica, o secretário explicou sobre o papel do TCE-ES com perguntas direcionadas aos alunos em um bate-papo com os estudantes. Ele citou o exemplo do processo apresentado durante a sessão, para esclarecer como o Direito é aplicado na prática.
“A visita técnica no TCE-ES é de suma importância para os alunos absorverem o conhecimento teórico na prática. Por meio dessas experiências é possível romper as barreiras da sala de aula”, comentou o professor José Carlos, também agradecendo pela recepção dos estudantes no Tribunal.
A estudante do 1º período Clara da Silva contou que ficou impressionada de descobrir a importância do TCE-ES. “O Tribunal é muito diferente do que a gente pensava sobre o trabalho do órgão. Foi importante descobrir como o dinheiro do Estado é aplicado. Além disso, ter o conhecimento que posso usar os dados do TCE-ES na faculdade e após o curso foi enriquecedor.”
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866