
O evento “Planejamento Governamental: Construindo Políticas Públicas Efetivas para a Sociedade”, realizado na quinta-feira (13), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), atraiu representantes dos 78 municípios do Estado. Segundo dados da Escola de Contas (ECP), o evento contou com 468 inscrições – entre os períodos da manhã e tarde – que receberam capacitação sobre planejamento e gestão pública, entre elas, a elaboração do Plano Plurianual (PPA).
Os participantes receberam orientações para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico para os Planos Municipais das diferentes áreas da gestão pública: saneamento básico e mudanças climáticas; Governança e prevenção à corrupção; Planejamento em saúde; Planejamento em primeira infância; Enfrentamento à violência contra meninas e mulheres; Contratações públicas; Planejamento de políticas públicas de pessoal e de previdência; Concessões comuns e parceria público privadas; Comunicação estratégica para o PPA; Planejamento em educação e Política nacional para a população em situação de rua.
“Há uma sensação de que foi dado um passo muito importante para que os municípios possam elaborar melhor os seus planos plurianuais, haja vista a movimentação aqui ocorrida, com todas as salas lotadas no maior evento que o tribunal já elaborou, com 468 inscritos e uma participação ativa de todos. O tema é relevante e mostrou-se necessário esse movimento indutor do TCEES. Contudo, o planejamento é cíclico e devemos pensar em um novo movimento para o ano de 2026 de modo a acompanhar os novos planos plurianuais, cuja vigência irá até 2029.”, destacou o secretário-geral de Controle Externo, Alexsander Binda, sobre a importância do evento.
Confira todas as matérias do evento de “Planejamento Governamental: Construindo Políticas Públicas Efetivas para a Sociedade” no portal do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES):
Em ano de elaboração de PPA, gestores municipais recebem capacitação do TCE-ES
Planejamento em primeira infância: municípios devem apresentar plano municipal até julho
Planejamento Governamental: 39 municípios capixabas estão com o PDM em atraso ou inexistente
Inovações e desafios da nova Lei de Licitações e Contratos são apresentados em oficina
Utilização de concessões e PPPs nos municípios é apresentada por auditores em oficina
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866