
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) recebeu, nessas terça e quarta-feiras (18 e 29), visita técnica de dois representantes do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA): os servidores Danilo Jordy e Silvio Nery, que é coordenador do Projeto de Quantificação de Benefícios do TCM-PA.
A visita é parte do Projeto iniciado em maio de 2024 que visa rastrear e implementar ações do Tribunal do Pará que geram benefícios diretos para a sociedade.
Durante a tarde de terça-feira, a secretária de controle externo de Fiscalizações (Secex Fiscalizações) do TCE-ES, Flávia Holz, e os auditores Rafael Tristão e Marcelo Fedeszen apresentaram as rotinas e ferramentas do setor que gerencia os benefícios. Após, o assunto foram as dinâmicas internas de tramitação dos processos e, então, o envolvimento da Secretaria Geral no controle de qualidade dos benefícios.
A visita técnica teve continuidade na quarta-feira (19) à tarde. Quem acompanhou os visitantes do TCM, no segundo dia, foram os auditores Igor Magri Vale, da Secretaria Geral de Tecnologia de Informação (SGTI), e José Cláudio Del Pupo, da Secretaria de Finanças e Contabilidade (SFC).
Os assuntos do segundo dia da visita foram relacionados a documentação e requisitos dos sistemas informatizados e os processos de trabalho relacionados à apuração de custos.
Segundo Flávia, o TCE-ES tem se tornado referência entre os demais Tribunais de Contas, portanto os procedimentos e fluxos de trabalho realizados na Corte têm sido enxergados como boas práticas a se replicar.
“Ao mesmo tempo, é enriquecedor para nós recebermos outros tribunais e, de forma conjunta, também poder otimizar os nossos processos. Essa troca de informação também possibilita realizar uma autoavaliação do Tribunal e, assim, tornar mais eficiente e moderno nosso ofício”, finaliza.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866