Durante o IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) lançou catálogo intitulado “Inteligência Artificial Generativa na Transformação Digital dos Tribunais de Contas”. O catálogo reúne diversas soluções de IA generativa desenvolvidas pelos Tribunais de Contas (TC’s) de todo o Brasil, apresentando seus diversos benefícios. Dentre eles estão a otimização dos processos internos, a melhoria na eficiência da fiscalização e a promoção de uma gestão pública mais estratégica e transparente.
E a Inteligência Artificial do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), a HubIA, está no catálogo. A HubIA é um hub de IA que fornece serviços para as plataformas informatizadas que o Tribunal já possui. A ferramenta auxilia os servidores na criação de conteúdo e na execução dos fluxos de trabalho, aumentando a produtividade dos usuários e trazendo resultados concretos.
Um dos serviços é o chat de Jurisprudência que utiliza inteligência artificial generativa para consultar e interpretar a base de jurisprudência do TCEES, facilitando o entendimento do posicionamento da corte nos mais diversos assuntos.
Outro exemplo é a utilização da HubIA para gerar de forma automatizada um sumário de posicionamentos. Desenvolvida especialmente para o público interno do TCE-ES, com foco nos gabinetes dos conselheiros, ela visa otimizar o trabalho diário dos gabinetes, oferecendo resumos automáticos dos processos pautados para as sessões do tribunal, facilitando o acompanhamento e análise das matérias a serem julgadas.
A solução proporciona um ganho significativo de tempo ao compilar os diversos posicionamentos envolvidos em cada processo. Ele compara os entendimentos da área técnica do tribunal, do relator e do Ministério Público de Contas, destacando as concordâncias e eventuais divergências entre eles. Com isso, os conselheiros e suas equipes podem identificar rapidamente os pontos críticos e tomar decisões informadas de maneira mais eficiente.
Há, ainda, a geração de extratos de deliberações, que facilita a criação de resumos dos resultados de cada processo, com foco nos encaminhamentos específicos atribuídos a cada parte envolvida.
Estímulo
O presidente da Atricon, Edilson Silva, acredita que ferramentas como a HubIA e outras Inteligências Artificiais generativas podem fortalecer o controle externo e espera que o catálogo lançado contribua com uma gestão pública de qualidade, estimulando o uso dessas ferramentas.
O catálogo desenvolvido contém 17 soluções e é uma obra colaborativa das Redes de Secretários de Tecnologia da Informação (STI), de Secretários de Governança e Gestão (SGG) e do Projeto de Inteligência Artificial da entidade. O objetivo do catálogo é duplo: compartilhar as soluções tecnológicas já consolidadas e incentivar a adoção de práticas inovadoras, de modo a permitir que cada tribunal acesse e utilize as ferramentas desenvolvidas por seus pares. Estão reunidas iniciativas de vanguarda, aplicadas em diferentes áreas de atuação, que demonstraram ser eficazes na otimização de processos, na detecção de irregularidades e na melhoria da gestão pública.
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866