
O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aderiu à campanha do Julho Amarelo, de combate e conscientização sobre hepatites virais. Como forma de apoio, a fachada da Corte de Contas estará iluminada com a cor que simboliza a iniciativa, até o final do mês. A data de 28 de julho foi a escolhida para marcar o Dia Mundial de Combate às hepatites virais.
A hepatite viral é considerada o maior problema mundial de saúde pública. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem. Essas pessoas correm o risco de as doenças evoluírem e causarem danos graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
Prevenção
As hepatites virais B e C são, na maioria das vezes, de transmissão sexual, perinatal e parenteral por meio do contato com fluídos de sangue contaminado, presentes em alicates, instrumentos cirúrgicos e odontológicos não esterilizados, em lâminas de barbear e outros produtos que contenham o material contaminado.
Medidas simples previnem a infecção, como:
– Usar preservativos;
– Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com
manicures e pedicures;
– Não compartilhar agulhas e seringas;
– Manter exames de rotina em dia;
– Consultar um médico com frequência.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866