
Um gestor pode nomear parente para cargo da administração pública? Essa polêmica é tratada no terceiro vídeo da série “É da sua Conta”. O projeto, produzido pela Assessoria de Comunicação do TCE-ES (Ascom), é apresentado e roteirizado pelo auditor de controle externo Lyncoln Reis e tem como objetivo incentivar a participação dos cidadãos na vida pública.
“O tema tratado no novo vídeo tem ligação com a súmula vinculante 13 da Constituição Federal (CF), que cuida de uma violação da Carta Magna por parte das autoridades que nomeiam cônjuge e parentes de até terceiro grau civil para exercer cargos comissionados” explicou o auditor.
Assista ao vídeo:
O projeto
Todos os meses, serão postados vídeos com assuntos voltados para a responsabilidade social dos cidadãos, que serão publicados no YouTube, no Facebook, no Twitter e no Instagram do TCE-ES.
Lyncoln Reis esclarece que a intenção dos vídeos é chamar a atenção das pessoas para temas fundamentais da vida pública. “Tudo que acontece em sociedade é da nossa conta. A Constituição Federal garante que qualquer cidadão pode denunciar ilegalidades e irregularidades para o Tribunal de Contas. E vai ser sobre isso o nosso quadro. Incentivando a população a trazer ao TCE-ES o que ela enxerga que deveria ser diferente”, salienta o auditor.
Mestres do TCE-ES
Paralelamente ao conteúdo voltado para as redes sociais, o TCE-ES está produzindo a série “Mestres do TCE-ES”, que divulga os trabalhos dos 25 servidores da Corte que concluíram, neste ano, o programa de mestrado em Administração da Fucape.
Em contrapartida ao auxílio proporcionado pelo TCE-ES, essa turma desenvolveu projetos científicos com temas ligados ao controle externo e a políticas públicas, buscando ofertar trabalhos com alternativas para a melhoria do serviço prestado à população.
Painel de Controle
Além dos vídeos “É da sua conta” e “Mestre do TCE-ES”, o TCE-ES manterá em sua programação a divulgação do vídeo do Painel de Controle. A ferramenta, criada pelo TCE-ES, consolida e publica mensalmente informações da gestão orçamentária e financeira do Estado, permitindo a indicação antecipada de medidas corretivas.
Os dados do Painel incluem os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estaduais, além do Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866