Trazendo reflexões para ajudar as pessoas a superar a constante sensação de falta de tempo e a gerenciar sua energia de forma inteligente, o livro “Vire o Jogo: desvende o segredo da alta produtividade sem sacrificar seu tempo”, de autoria do auditor de controle externo do TCE-ES e Secretário da Escola de Contas Públicas (ECP), Fábio Vargas Souza, já está disponível para compra.
“Vire o Jogo” vai revelar como ser altamente produtivo, mesmo quando se sinta que nunca há tempo suficiente para dar conta de tudo. O livro é voltado para aqueles que se sentem sobrecarregados e esgotados ao tentar equilibrar a vida pessoal e profissional, e trata de quatro componentes essenciais para otimizar a produtividade: prioridades, energia, tempo e foco.
Vargas possui vasta experiência no tema. Além de uma sólida formação teórica, com Mestrado Profissional em Administração pela Fucape Business School, e pós-graduação em Gestão pública e Gestão de Recursos Humanos, atua há mais de 19 anos no desenvolvimento de pessoas, ocupando diversos cargos gerenciais na instituição e coordenando projetos voltados à produtividade.
O livro pode ser adquirido pela Amazon, neste link.
Em entrevista, o servidor do TCE-ES detalha como foi o trabalho de criação da obra. Confira!
- Como foi o seu processo de preparação para escrever o livro? Quanto tempo durou, o que foi preciso buscar?
O processo de produção do Vire o Jogo foi uma jornada intensa e transformadora. Passei mais de 100 horas mergulhado em leituras, pesquisas e testes práticos para descobrir o que realmente funciona quando o assunto é produtividade. Minha intenção era criar algo que fosse útil no dia a dia das pessoas, por isso não fiquei apenas nos livros ou teorias. Testei cada ideia na prática, adaptando o que fazia sentido e descartando o que não se aplicava à realidade. Também busquei referências em autores renomados, como Cal Newport e Chris Bailey, para trazer embasamento científico e estratégias comprovadas.
Escrever este livro foi como conversar com um amigo sobre algo que mudou minha vida. Foi preciso dedicação, aprendizado contínuo e o desejo de compartilhar um método que realmente trouxesse resultados.
- Como identificou essa necessidade de abordar o tema da produtividade em uma obra? Você acredita que esse é um grande desafio da sociedade atual?
A necessidade veio de uma dor pessoal. Eu vivia naquela roda-viva de apagar incêndios, me sentindo ocupado, mas sem realizar o que realmente importava. Comecei a perceber que isso não era só um problema meu, mas de muitas pessoas ao meu redor. A produtividade, nos dias de hoje, é uma das maiores dificuldades porque vivemos cercados de distrações, informações em excesso e a pressão constante para fazer mais.
Percebi que muitas soluções disponíveis eram complexas demais ou descoladas da realidade. Então, decidi criar algo que fosse direto ao ponto, sem fórmulas mágicas, mas com ferramentas práticas que qualquer pessoa pudesse usar para organizar a vida, equilibrar trabalho e família e, principalmente, priorizar o que é essencial.
- A qual público se destina o seu livro? Quem pode se beneficiar dos ensinamentos?
Meu livro é para quem sente que está sempre ocupado, mas nunca consegue avançar no que realmente importa. Serve para profissionais que buscam mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para pais que querem aproveitar melhor o tempo com a família e até para estudantes que desejam se organizar melhor.
Ele é feito para pessoas que querem resultados práticos, mas que já se cansaram de métodos complicados e promessas vazias. Se você sente que precisa de mais controle sobre sua rotina e quer fazer mais sem sacrificar sua saúde e bem-estar, este livro é para você.
- Você tem outros projetos como esse? Planeja lançar outros livros dentro dessa temática de desenvolvimento de pessoas?
Sim, com certeza! O Vire o Jogo é só o começo de uma jornada. Pretendo explorar ainda mais temas ligados à produtividade, desenvolvimento pessoal e equilíbrio emocional. Já estou trabalhando em novas ideias, incluindo guias mais específicos para grupos como pais que trabalham em home office ou profissionais que enfrentam sobrecarga constante.
Meu objetivo é continuar ajudando as pessoas a transformar suas vidas, criando ferramentas práticas que realmente façam diferença. Afinal, acredito que todos nós temos o potencial de viver melhor, desde que tenhamos os recursos certos para isso.
Leia também:
> Domingos Taufner publica nova edição do “Manual do candidato e da candidata a vereador(a)”
> Dia Mundial do Livro: confira os títulos publicados por nossos colegas servidores nos últimos anos
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866