
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, participou, na tarde desta sexta-feira (21), da formação da frente de apoio aos municípios do Sul do Estado atingidos pelas fortes chuvas no início do ano. O evento foi realizado no auditório do Hospital Apóstolo Pedro, em Mimoso do Sul – município mais atingido pela enchente em março.
A formação da frente de apoio foi organizada pelo Consórcio Público da Região Polo Sul (CIM Polo Sul). Também participaram do encontro representantes de diversos municípios consorciados, Governo Estadual, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e bancada federal capixaba na Câmara de Deputados.
Durante o evento, Taufner destacou a importância da cooperação entre os municípios. “Vários projetos só são possíveis com a união dos municípios e um consórcio consegue multiplicar os esforços. Durante a tragédia deste ano, vimos como a cooperação entre os municípios da região foi importante”, disse.
“Daqui para frente, é fundamental continuar essa cooperação. Cooperar para construir e para prevenir que outras tragédias não aconteçam ou que tenham danos menores”, ressaltou Taufner, citando ainda relevância de obras estruturantes e da manutenção de matas ciliares e organização da ocupação habitacional.
Orientação
Poucos dias após o registro das inundações, auditores do TCE-ES estiveram nos municípios atingidos para orientar os gestores municipais sobre como proceder num momento de calamidade. Esta ação foi destacada pela promotora de Justiça de Mimoso do Sul, Maíra Rangel.
“Fiquei felizmente surpresa ao saber que o Tribunal de Contas, de imediato, criou uma célula de crise, se colocando à disposição das prefeituras para a resolução de questões mais burocráticas, mas extremamente importantes”, elogiou.
Reconstrução
O prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa, ao lado do presidente do CIM Polo Sul e prefeito de Jerônimo Monteiro, Sérgio Fonseca, deu as boas-vindas às autoridades e agradeceu pelo esforço de todas as instituições durante o período de reconstrução dos municípios.
“Dias melhores já chegaram. As coisas estão melhores e só estão assim porque demos as mãos e trabalhamos juntos por nossas cidades”, disse. “Cada um de vocês, de alguma forma, nos ajudou nesse período de reconstrução. Jamais conseguiríamos fazer isso se não fosse a ajuda de vocês e, por isso, sempre serei grato a todos”, completou.
O procurador-geral de Justiça, Francisco Berdeal, lembrou o cenário caótico em que o município se encontrava logo após a enchente. “Hoje, quase 90 dias depois, vejo com muita alegria que o povo de Mimoso do Sul e região deu as mãos e reconstruiu a cidade com amor, carinho e muita eficiência.”
Apresentação
Após ressaltarem a importância da união dos municípios e das ações do CIM Polo Sul, representantes da Defesa Civil fizeram uma apresentação sobre o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil; gestão de riscos; pontos de atenção ao Espírito Santo com os eventos El Niño e La Niña, entre outros pontos.
Ao final da apresentação, os representantes das instituições receberam uma placa de homenagem e agradecimento pelos serviços prestados durante os momentos difíceis vividos pelos municípios da região. Os prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas também receberam placas com homenagens pela atuação durante o período.
Consórcio
O CIM Polo Sul existe desde 1997. Ele é composto por 25 municípios que, somados, têm uma população de cerca de 600 mil habitantes. Até o momento, a principal atuação do Consórcio é relacionada às contratações públicas relacionadas à saúde.
Com a formação da frente de apoio aos municípios do Sul do Estado, o CIM Polo Sul pretende aumentar sua atuação para outras áreas. Das 25 cidades que compõem o consórcio, 13 decretaram situação de emergência após as chuvas de março deste ano.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866