
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Domingos Taufner, recebeu, na manhã de segunda-feira (31), uma homenagem da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). A honraria foi destinada aos líderes de instituições que contribuem com o desenvolvimento dos municípios capixabas.
Além de Taufner, foram homenageados o governador Renato Casagrande; o vice-governador, Ricardo Ferraço; e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos. Também receberam a homenagem o deputado federal Josias da Vitória; o procurador Geral de Justiça, Francisco Berdeal; o presidente do Tribunal de Justiça, Samuel Meira Brasil; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Simões; entre outras personalidades.
“É uma honra muito grande falar em nome das pessoas que foram homenageadas. Parabenizo o presidente Luciano Pingo pelo trabalho realizado e afirmo que continuaremos dando o apoio necessário aos municípios”, disse Taufner em agradecimento durante o evento.
Taufner também lembrou que neste mês o Tribunal realizou um evento voltado para a elaboração do PPA dos municípios, documento que deverá ser produzido neste primeiro ano de mandato e servirá para guiar os investimentos que vão ser feitos nos municípios pelos próximos anos.
História
A Amunes completa, em 2025, 53 anos de fundação. A instituição foi criada em Colatina, em 1972, ainda sob o nome de Associação Capixaba dos Municípios (ACM). Desde o início da atuação o objetivo era organizar os municípios para defesa dos interesses comuns.
“Estamos encerrando hoje nosso ciclo em frente à Amunes. Quero agradecer a todos os prefeitos e prefeitas que estiveram conosco nesse biênio e permitiram que fizéssemos uma instituição mais forte, vencedora e que permitiu diversas entregas à população”, disse o presidente da Amunes, Luciano Pingo.
“A Amunes completa 53 anos e decidimos homenagear todos os prefeitos que passaram por essa instituição”, acrescentou Pingo.
O primeiro presidente foi o ex-prefeito de Vila Velha Namyr Carlos de Souza. Neste evento para homenagear os líderes municipalistas, Namyr Filho foi convidado para receber a honraria em nome do pai. Da mesma forma, participaram familiares de José Maria Feu Rosa (presidente entre 1980 e 1984) e Gilson Amaro (presidente entre 2009 e 2011).
Também foram homenageados os ex-presidentes Adelson Salvador, Dalton Perim, Eliezer Rabelo, Gilson Daniel, Guerino Balestrassi, Luiz Carlos Cacá Gonçalves, Mário Sérgio Lubiana, Sebastião Carreta e Vitor Coelho.
Governo
A homenagem aos líderes municipalistas também foi feita a diversas autoridades do governo estadual. O evento foi acompanhado pelo governador, Renato Casagrande, vice-governador, Ricardo Ferraço, e uma série de secretários e técnicos do governo.
“É uma alegria retornar ao trabalho nesta agenda. Fico muito feliz de ver a presença de todas as instituições públicas do nosso estado. Trabalhamos muito junto com a Amunes e com os municípios e é muito bom poder ver como essa instituição se profissionalizou”, disse Casagrande.
“Essa maturidade na representação dos municípios nos ajuda muito. Isso porque nós não conduzimos o Estado sozinho. Conduzimos junto com as instituições públicas e com a sociedade. Esse é o grande segredo do Espírito Santo”, acrescentou o governador.
Eleição
No período da tarde foi feita a eleição da nova mesa diretora da Amunes. Em acordo, foi estabelecida uma chapa única tendo o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, como presidente. O vice-presidente é o prefeito de Piúma, Paulo Cola.
“A Amunes é muito importante e queremos continuar essa parceria que temos com todas as instituições: Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Governo do Estado… Parabenizo o Luciano Pingo pelo trabalho que foi feito e nossa diretoria pretende trabalhar da mesma forma”, comentou Barrigueira ao final do evento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866