
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, debateu com representantes de instituições capixabas diversas ações de desenvolvimento sustentável. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), quando Taufner apresentou o calendário temático do TCE-ES sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Participaram da reunião representantes do governo estadual, Ministério Público do Estado do Espírito Santo, Assembleia Legislativa, ES em Ação e Emescam. Também estiveram presentes gestores e servidores de diferentes setores da Corte de Contas.
Embaixadora
A abertura do encontro foi feita pela embaixadora do Brasil pelos ODS, a miss Brasil e miss Espírito Santo 2022, Mia Mamede. “Quando morei na China vi o país passar por um grande desenvolvimento, mas também foi um período em que a desigualdade ficou muito evidente. Depois disso, passei a fazer trabalhos sociais, que hoje são ODS 4, e, na sequência fui expandindo para outras áreas”, lembrou.
“Pouco depois de me tornar miss Brasil recebi o título de porta-voz dos ODS e consegui, no Miss Universo, levar esses objetivos ainda mais a frente. Hoje, cada país que participa da disputa é obrigado a ensinar para as misses o que são os ODS e como eles impactam a vida das pessoas”, acrescentou a capixaba.
“Nós queremos que as pessoas conheçam cada vez mais os ODS. E o calendário temático que o TCE-ES lançou vai fazer com que as pessoas sejam lembradas diariamente das suas responsabilidades – que é deixar o planeta habitável para as próximas gerações. Tenho certeza que qualquer pessoa pode contribuir e participar do desenvolvimento sustentável”, concluiu Mia Mamede.
Ações
Na sequência do encontro, os representantes das instituições participantes detalharam as ações que têm desenvolvido. “O calendário que lançamos é apenas uma das iniciativas. Ao longo do ano teremos uma série de ações relacionadas aos ODS”, disse o Taufner antes de apresentar um vídeo que fala da redução do uso de garrafas plásticas no TCE-ES – vinculado ao ODS 12.
“Nosso objetivo é que a cada mês consigamos dar destaque para um ou mais ODS – não só os realizados pelo Tribunal de Contas, mas por todas as entidades participantes deste grupo”, concluiu o presidente.
A subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Luciana Gomes Ferreira de Andrade, falou em nome do Ministério Público. “Temos realizado diversos movimentos. Entre elas o novo plano de logística sustentável, ações voltadas para acessibilidade, e o nosso pacto de compromisso com as instituições capixabas”, pontuou.
Pablo Lira, diretor-Geral do Instituto Jones dos Santos Neves, também destacou a parceria que a instituição tem com outros atores do Estado. O representante do governo estadual também falou sobre as atividades que o Instituto tem desenvolvido ao lado de outras secretarias.
Em nome do ES em Ação, Fernando Saliba, diretor de Gestão Pública da entidade, destacou a satisfação em participar do evento e ressaltou o foco do grupo ao longo de 2025. “Temos feito uma atuação muito importante sobre transparência no setor público. Já conseguimos um resultado muito importante frente aos municípios do Espírito Santo. Agora também estamos focando em ações voltadas para os legislativos municipais, redução da violência e o plano ES 500 Anos”, revelou.
Pela Assembleia Legislativa participaram o diretor de Relações Institucionais, Giuliano Nader, e o diretor de Sustentabilidade, Williman Andrade. Juntos, falaram sobre os diversos projetos desenvolvidos – entre eles há exemplos voltados tanto para o público externo quanto para os servidores da Assembleia.
Por fim, César Albenes e Janice Andrade, em nome da Emescam falaram sobre as parcerias que têm desenvolvido ao lado de outras instituições de ensino e com foco em educação. “Nosso mestrado foi todo reprogramado para trabalhar a agenda dos ODS, apresentar experiências do Brasil e do mundo, além do Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, que organizaremos pela terceira vez”, disse Albenes,
Calendário
Durante a reunião, Taufner destacou que o calendário temático com ODS está sendo disponibilizado para servidores e também para os jurisdicionados em todos os municípios capixabas. Além da versão em português, que está sendo distribuída, há também versões digitais em inglês, espanhol e italiano.
Taufner agradeceu aos servidores que fizeram a tradução do calendário e, ao final do encontro, distribuiu um exemplar para cada um dos participantes da reunião.
ODS
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) atua de forma estratégica para promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU, por meio do controle externo qualificado e da orientação aos gestores públicos.
Com fiscalizações e capacitações, o Tribunal incentiva a implementação de políticas públicas alinhadas à sustentabilidade, transparência e eficiência na gestão dos recursos. Além disso, iniciativas como o acompanhamento de investimentos em educação, saúde, saneamento e inovação reforçam o compromisso do TCE-ES com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade capixaba.
Resumo em tópicos
|
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866