O fato de que políticas públicas de saneamento básico podem ser a chave para o combate à dengue e outras doenças que afetam a saúde pública no país foram o assunto do novo episódio do programa “É da sua conta”, que estreou nesta quinta-feira (5), na TVE e nas redes sociais.
A relação foi confirmada a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), que verificou que a falta de saneamento básico leva ao aumento de casos no Estado.
Entrevistada pela jornalista Mariana Montenegro, a auditora Maytê Aguiar explicou que a iniciativa para realizar o estudo se deu em razão da alta incidência de dengue registrada no Espírito Santo em 2024, que chegou a 1449 casos a cada 100 mil habitantes.
“Quando analisamos os números de incidência de cada município do Estado, havia uma diferença grande entre eles. A partir do estudo, confirmamos que existe uma relação entre tratamento de esgoto e abastecimento de água e os números de casos de dengue. Ou seja, quanto maior o investimento em saneamento nos municípios, menores eram as taxas de incidência neles”, destacou Maytê.
Os dados analisados pelo estudo comportaram informações do saneamento básico no Estado e nos municípios desde 2021.
De acordo com a auditora, foi possível evidenciar que as políticas públicas de saneamento estão intimamente ligadas com as políticas públicas de saúde.
“Ao garantir políticas públicas de saneamento de qualidade, os municípios diminuem a incidência de doenças como hepatite, dengue, toxoplasmose, gastroenterite, entre outras”, destacou.
Os resultados do estudo estão disponíveis para consulta no site do TCE-ES.
>>Leia mais: Estudo do TCE-ES relaciona casos de dengue com a falta de saneamento básico nos municípios capixabas
Minuto TCE
No minuto TCE, Clarissa Scardua destacou a celebração de um ano da estreia do programa “É da sua conta” na TV Educativa do Espírito Santo (TVE).
Nos doze primeiros meses no ar, o programa já alcançou uma audiência média de 800 espectadores por minuto, segundo dados do Ibope.
O levantamento foi feito a pedido da TVE, e revelou também que as transmissões do “É da sua conta” alcançaram, em média, 44.700 indivíduos.
O TCE-ES celebra a parceria com a TVE e o espaço de transparência e diálogo com os cidadãos capixabas.
O programa será reprisado nos dias 16, 24 e 31 de outubro, sempre às 18h. Assista!
-
Importância do Saneamento: O episódio do programa “E da sua conta” destacou a relação entre políticas públicas de saneamento e a qualidade da saúde dos cidadãos, enfatizando a importância do saneamento básico para a saúde pública.
-
Impacto na Saúde: Foi discutido como a falta de saneamento adequado pode levar a problemas de saúde, como doenças transmitidas pela água contaminada, afetando diretamente a qualidade de vida da população.
-
Desafios e Soluções: Autoridades e especialistas debateram os desafios para a universalização do saneamento no Brasil e as possíveis soluções, incluindo a necessidade de investimentos e políticas eficazes.
-
Exemplos de Sucesso: Foram apresentados exemplos de municípios que conseguiram melhorar seus índices de saneamento através de concessões regionalizadas e outras iniciativas, mostrando que é possível alcançar melhorias significativas.
-
Compromisso com os ODS: O evento reforçou o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, destacando a importância de alcançar a universalização do saneamento até 2033, conforme o novo marco legal do saneamento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866