
O conselheiro Rodrigo Coelho, presidente do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE/IRB), participou, na manhã dessa quarta-feira (26), do evento “Como as redes municipais e estaduais selecionam e alocam seus professores? Uma Pesquisa Diagnóstica no Brasil”. Uma realização em parceria entre o Instituto Rui Barbosa (IRB), Instituto Península, Movimento Profissão Docente, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A pesquisa foi elaborada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio de seu Comitê Técnico de Educação, realizando levantamento junto aos jurisdicionados e contribuindo para uma análise e mapeamento minuciosos das práticas adotadas na educação pública em diferentes regiões do país.
Especialistas e autoridades se reuniram para discutir as práticas de seleção e alocação de docentes nas redes públicas de ensino a partir da pesquisa nacional, que analisou como os estados e municípios brasileiros selecionam e alocam seus professores, destacando a importância dos docentes no aprendizado dos alunos e na promoção da equidade social.
As limitações no uso de instrumentos de seleção, a falta de clareza nas informações disponíveis aos candidatos, ineficiências na alocação de recursos humanos e o problema das contratações temporárias foram as principais problemáticas observadas e debatidas pelos participantes. A pesquisa sugere, ainda, a necessidade de investimentos em processos de seleção eficientes e políticas educacionais adaptativas.
Também participaram do evento Luiz Miguel Martins, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime/SP); Haroldo Rocha, coordenador do Movimento Profissão Docente; e Roni Miranda Vieira, secretário de Educação do Estado do Paraná e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSAD).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866