A Educação foi o tema de abertura do projeto “Saber além das Contas”. Promovido pela Escola de Contas Públicas (ECP), o encontro aconteceu, nesta quarta-feira (30), e reuniu os servidores para debater as dissertações produzidas no programa de mestrado em Administração da Fucape. O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook do TCE-ES.
Na abertura, o conselheiro-diretor da ECP, Rodrigo Coelho, parabenizou os novos mestres da Corte e falou sobre a importância do investimento do TCE-ES em trabalhos acadêmicos. “O objetivo principal é que nossos servidores caminhem no sentido de fazer pesquisas e projetos científicos, cientes de que estão em um ambiente que exige entregar o retorno dessa pesquisa para sociedade”, explicou Coelho.
Apresentações
Após a abertura, cinco novos mestres que produziram pesquisas sobre educação foram convidados à mesa de honra e apresentaram seus trabalhos. Foram eles: André Giestas, Aroldo Porcari, Claudia Mattiello, Danilo Scopel, Leonardo Dadalto. Ao final, os participantes debateram os trabalhos mediados pelo auditor de Controle Externo Rubens de Almeida.
Debate
Para dar inícios às discussões, Rubens provocou os mestres questionando a correlação entre os trabalhos apresentados pelos servidores e a sua relação com o controle externo. De acordo com a auditora de Controle Externo Claudia Mattiello, os estudos demonstraram que melhorar a qualidade da educação é mais do que investir recursos. “A educação envolve uma série de fatores e não adianta apenas investir mais na área. É necessário investir melhor e valorizar os professores”, afirmou.
O coordenador do Gabinete da Presidência (GAP) Aroldo Porcari concordou com a auditora. “Se você analisar as variáveis utilizadas em todos os trabalhos, mesmo aqueles que utilizaram variáveis de controle, você vai encontrar a importância do professor”, salientou.
Para André Giestas, analista administrativo da Corte, o tema de análise do grupo tem impactos decisivos para a sociedade. “A educação deve ser encarada como um fator de mudança na sociedade. O foco que nós damos para o assunto tem uma grande importância no nosso trabalho” explicou.
Por fim, o coordenador da Secretaria de Finanças e Contabilidade, Danilo Scopel, citou a correlação dos seus estudos com outras áreas da administração pública e ressaltou: “Devemos trazer isso para o nosso trabalho diário. A sociedade exige isso de nós”, finalizou.
Ao final do debate, o público pôde fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o trabalho dos novos mestres da Corte de Contas.
Confira mais imagens do evento:
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866