
Cerca de 100 profissionais, entre membros, servidores e convidados, participaram do seminário Pesquisa e Inovação no Setor Público, no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O evento, realizado por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), marca o encerramento da turma de mestrado em Administração e o lançamento do projeto “Saber além das Contas”.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do TCE-ES, conselheiro Sergio Aboudib, que parabenizou os 25 servidores do Tribunal que se tornaram mestres, por meio de uma contrapartida da Corte com a Fucape Business School.
“Precisamos, cada vez mais, profissionalizar as ações dos órgãos de controle. Cada vez mais, precisamos trabalhar com planejamento estratégico, ferramentas de gestão, métodos que produzam resultados, capacitação e investimento em tecnologia da informação. Só assim, conseguiremos justificar a nossa necessidade de existir sendo útil à sociedade”, enfatizou o presidente da Corte de Contas.
Confira a galeria de fotos do evento
Diretor da ECP, o conselheiro Rodrigo Coelho do Carmo enfatizou do orgulho em apresentar os novos mestres que participaram do programa de formação, em parceria com a Fucape.
“A avaliação é muito positiva. É grande a alegria ao relatar a experiência com a Fucape. Tem qualidade no que foi entregue. Todas as partes ganharam: quem fez o mestrado, a Fucape que vai ter muitos artigos publicados, o Tribunal e a sociedade também ganhará”, salientou o conselheiro.
Na área de educação, frisou , foi realizada uma auditoria para as contas de governador, e parte desses trabalhos de mestrado que tiverem conexão com as contas do governador, servirão de referencial para uma análise qualificada.
“Se conseguirmos fazer uma análise didática, no parecer prévio, vamos qualificar o debate político das políticas públicas”, frisou.
Diferencial
Após a abertura feita pelo presidente do TCE-ES, o professor Bruno Funchal, doutor em Economia, professor titular da Fucape Business School e diretor do Programa da Secretaria Especial da Fazenda no Ministério da Economia, palestrou sobre o tema “Como levar o rigor científico às melhorias no setor público”.
Antes de palestrar, ele destacou o trabalho desenvolvido pelo TCE-ES. “Hoje existe uma diferença grande do Tribunal de Contas do Espírito, em comparação aos demais tribunais do país. Isso é claro no Tesouro Nacional. A metodologia da matriz de saldos contábeis é um exemplo de sucesso a ser seguido em todo o país”, destacou.
Durante sua palestra, Funchal ressaltou o desafio de como tirar do papel e entregar na prática a melhor política pública. “Como fazer isso? Uma das formas é adotar modelos experimentais para implementar as políticas públicas. Uma evidência é na área de educação, implementando mecanismos de melhores práticas nas matrículas escolares”, citou o doutor em Economia.
Mestres do TCE-ES
A programação do seminário incluiu ainda a apresentação dos resultados da turma do mestrado, o que foi feita pelo secretário da ECP, Fábio Vargas.
“O curso de mestrado surgiu da necessidade de desenvolver profissionais com capacidade de análise e reflexão, entre outras premissas. No total, foram produzidos 29 artigos, e a área de Educação foi a mais estudada”, relatou.
As pesquisas científicas dos 25 novos mestres do TCE farão parte do projeto “Saber além das Contas”, coordenado pelo servidor Rubens César Baptista, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Estudos e Pesquisas da ECP.
“Estamos com uma nova estrutura da Escola de Contas. Tínhamos, até então, uma escola provedora de cursos de capacitação profissional. Agora temos uma característica administrativa, com a figura do conselheiro diretor, exercido pelo conselheiro Rodrigo Coelho, com objetivo de disseminar conhecimentos entre os servidores, possibilitar a aquisição de novos conhecimentos e suscitar discussões que levem ao aprimoramento do capital intelectual”, enfatizou Baptista.
O projeto “Saber além das Contas” promoverá encontros periódicos com a apresentação e discussão de temas de interesse do Tribunal de Contas e da sociedade, conduzidas por profissionais de destaque e estudiosos.
Já estão planejados encontros semanais para a apresentação das dissertações de mestrado dos servidores da Corte. O primeiro será no dia 30 de outubro próximo, apresentando os trabalhos científicos desenvolvidos na área de Educação.
“O desafio é transformar a ECP em Escola Superior de Contas. A necessidade de crescimento do jurisdicionado é grande e a ECP pode contribuir”, acrescentou Baptista.
Diretor da Fucape, Valcemiro Nossa também enalteceu os trabalhos científicos. “É um prazer em falar aqui. Já tive outras experiências com outras entidades e aqui foi diferente, com artigos sendo publicados. O papel maior está no desdobramento dos estudos para a sociedade. O resultado disso será ainda maior”, salientou.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866