Responsável por receber mais de 2000 remessas por mês, em seis diferentes módulos, a plataforma CidadES (Controle Informatizado de Dados do Espírito Santo), do TCE-ES, possui uma série de regras a serem cumpridas, e passa por constantes atualizações na especificação dos dados que devem ser enviados para o Tribunal.
Para facilitar a localização e consulta dessas informações, o Tribunal disponibiliza uma nova página, reformulada, com todos os normativos e orientações necessárias para que as unidades jurisdicionadas encaminhem as remessas de informações ao CidadES. Acesse aqui: https://www.tcees.tc.br/cidades/orientacoes/
Esse conjunto de remessas do CidadES é composto pelos dados e documentos de naturezas contábil, financeira, orçamentária, fiscal, patrimonial e operacional; bem como por aqueles voltados à gestão de pessoal e à contratação de bens e serviços dos órgãos do Estado e dos municípios do Espírito Santo.
Para acessar a página de orientações, basta entrar no menu principal do Portal do TCE-ES, clicar em “Serviços”, depois em “CidadES”, e clicar em “Orientações”.
Na página, o usuário encontra facilmente os links da ferramenta CidadES, do Portal de Ajuda, do Sistema de Chamados, e do Painel de Controle. Também consegue assistir vídeos tutoriais com dicas do Núcleo de Atendimento em Tecnologia da Informação (NATI), e tem acesso a uma lista com os arquivos dos normativos do CidadES mais recentes.
Seções
Rolando a página, o gestor terá uma seção mais específica com as orientações e normativos, na qual pode buscar as normas filtrando por ano e por módulo desejado, o que inclui os módulos de prestação de contas mensal (PCM), prestação de contas anual (PCA), admissão de pessoal, folha de pagamento, contratação e concessão de benefícios.
Após pesquisar, o site fornece uma lista com todos os documentos, que podem ser selecionados nos formatos .csv ou .pdf. Também seleciona quais são os destaques, entre anexos, normas e arquivos.
O titular do NATI, Carlos Matheus de Souza, destaca que o conteúdo da página é de grande utilidade tanto para os jurisdicionados, quanto para a própria equipe da área técnica do TCE-ES, ao disponibilizar todo o conteúdo de forma agregada e mais fácil de pesquisar.
Segundo ele, o volume de dados encaminhados para o recebimento das prestações de contas, gestão de pessoal e à contratação de bens e serviços, corresponde a mais de 500 GB em um quantitativo de mais de 136462 mil remessas processadas desde sua implantação em 2013.
A reformulação da página foi realizada para facilitar a busca por informações que orientam a elaboração das remessas e envio das informações no CidadES. Na página antiga, principalmente, para as pessoas que estão utilizando o sistema pela primeira vez, exibiam-se muitas informações e não havia destaque para as orientações iniciais sobre o sistema.
“Na nova página, destacamos o acesso ao CidadES e aos sistemas de apoio (como o sistema de chamados e o ambiente de validação), as documentações produzidas para o sistema e os novos arquivos disponibilizados que regem o envio das remessas ou de informações”, explica Carlos Matheus.
Ele complementa que na disponibilização dos normativos, também houve a reformulação da forma de exibição da informação. Além do filtro por módulo e ano, agora também é possível exportar os resultados e acessar mais rapidamente os arquivos mais importantes (na linha de destaques).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866