Foi instalado na noite desta terça-feira (26) novo “totem” de sinalização localizado na área externa do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). O equipamento já está adequado à nova identidade visual da Corte, aprovada por meio da Resolução 331/2019 que institui o brasão e a bandeira do TCE-ES.
Ainda nesta semana também serão adequados as bandeiras e os mastros, tanto do Tribunal, quanto do Espírito Santo e do Brasil, expostos na fachada da Corte.
Veja abaixo o brasão e o significado dos elementos utilizados.
O Brasão
Círculo de louro
O círculo representa eternidade, pois não tem princípio nem fim e o louro representa um símbolo de vitória, carregando consigo o significando da honra
Bastão do “caduceu de mercúrio”
Cada parte do “Caduceu de Mercúrio” simboliza a postura e a dedicação dos profissionais das ciências contábeis, sendo o bastão a representação de poder do profissional.
Balança
A balança é representada sempre imóvel e nivelada. A balança simboliza o equilíbrio das forças desencadeadas, correntes antagônicas, a ponderação e imparcialidade da justiça.
Chaves
A chave simboliza o objeto relacionado à transparência, uma vez que permite encontrar o outro lado, no caso de portas, cofres e tudo que contenha uma fechadura. Dessa maneira, a chave possui um duplo papel, ou seja, de abertura e fechamento e, por isso, simboliza o êxito, a libertação, a sabedoria, o conhecimento, a prosperidade.
A Bandeira
A bandeira terá o brasão ao centro e na base do brasão um listel com a inscrição “Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo”, além das datas: 7 de novembro de 1890 – representando a data de criação da primeira corte de contas no Brasil – e 24 de setembro de 1957 – data de criação do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e três faixas horizontais nas cores azul, branca e rosa, representando a bandeira do estado do Espírito Santo.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866