Com design dinâmico e moderno, está no ar o novo portal do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). A versão atualizada é ainda mais acessível, tendo a tecnologia vlibras – tradução simultânea em libras. O portal do TCE-ES segue as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal.
O chefe da Assessoria de Comunicação da Corte, Rodrigo Santana, destaca a busca pela melhoria do serviço prestado ao cidadão. “Estamos passando por um processo de transformação digital no poder público, por isso é importante redesenhar todo o conceito de comunicação. O novo site traz um design moderno, com um serviço digital capaz de seguir a lógica da oferta de um bom atendimento ao cidadão”, pontuou.
Santana salientou que novas estratégias da comunicação, como a introdução de novas ferramentas interativas e inclusivas, vai aprimorar os serviços de comunicação prestados pela Corte. “Estamos usando estratégias digitais para aumentar os padrões dos níveis de serviços, melhorando as interações e aumentando a eficiência. Outro fator importante é a inclusão, pois ampliamos a acessibilidade da língua de sinais, facilitando a navegação de milhares de pessoas que dependem dela para se comunicar”, ressalta.
O novo layout permite destaque para as notícias relevantes da Corte, como a disponibilização do hotsite de orientações sobre a Covid-19. O portal é alimentado diariamente com notícias de interesse dos jurisdicionados e, também, da população em geral que deseja acompanhar as atividades de fiscalização dos recursos públicos.
O menu superior concentra as informações institucionais, como composição, organograma e histórico; orientações, como calendário de obrigações, multas e ressarcimento e publicações; consultas, como contas do governador, jurisprudência e lista de responsáveis; serviços, como atendimento em TI, certidões e Diário Oficial de Contas; e biblioteca. Há, ainda, link para o Portal da Transparência do TCE-ES. O CidadES – Controle Social e ao Protocolo Via Internet ganharam destaque, assim como os serviços mais acessados.
A Corte ainda disponibiliza os estudos desenvolvidos pelos conselheiros e auditores do controle externo, como o boletim extraordinário com projeções da receita e despesa neste ano atípico, o Manual de Encerramento de Mandato e o levantamento de dados educacionais. Estabelecer um canal de comunicação efetivo é um fator determinante para aumentar a produtividade e gerar inovação na gestão pública.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866