O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a campanha Páscoa Solidária, que arrecada ovos de Páscoa entre os servidores para doação a instituições sociais. Em 2015, foi possível agraciar 100 crianças e jovens carentes, que receberam os ovos com muita alegria.
Este ano, a campanha chegou à Obra Social localizada no bairro de Novo Horizonte, em Cariacica. O modo de funcionamento do local é de contraturno: as crianças que estudam pela manhã passam a tarde no local e vice-versa, tendo aulas de jiu-jitsu, samba, teatro e artes.
Para participar, as crianças precisam ter um cadastro e não é necessário ir todos os dias. Já chegaram a serem atendidas quinze crianças por dia. A instituição conta com cerca de dez funcionários, entre eles voluntários, para atender crianças de até quinze anos. Bonieck de Sousa Rodrigues, assistente social e coordenador, informou que eles vivem de doações e que é preciso criar projetos para trazer recursos para a instituição, que existe há quinze anos.
A outra instituição prestigiada pela campanha em 2015 foi uma casa de acolhida para meninas, em Bela Aurora. Por conta da medida protetiva, a casa não tem identificação. As meninas, por meio do conselho tutelar e da Vara de Menor, são recolhidas das moradias por motivos de conflito familiar e ficam na casa até os dezoito anos. Elas recebem auxílio saúde, fazem oficinas e são motivadas a participarem do programa Menor Aprendiz. Cristiane dos Santos Boasquives, assistente social, contou que a casa de acolhida tem quinze funcionários que revezam os turnos, já que as acolhidas também acontecem de madrugada.
A iniciativa para doar os ovos partiu da própria Cristina, que soube da campanha da páscoa do Tribunal de Contas dos anos anteriores.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866