Envolver a população nas ações de combate à corrupção é o tema central da campanha do Ministério Público “O que você tem a ver com a corrupção?”. Foi esse o foco de discussão do evento realizado nesta segunda-feira (10), na sede do MPES. O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Ranna, compôs a mesa de autoridades.
O promotor de Justiça de Minas Gerais e atual coordenador nacional da campanha, Jairo Cruz Moreira, apresentou dados sobre a corrupção no Brasil. O país saiu da 73ª posição no índice de percepção da corrupção para a 69ª. “Mas ainda estamos atrás de países na América do Sul. A melhoria no ranking virá após o investimento em educação”, disse.
Ele ainda afirmou que uma pesquisa apontou que um em cada quatro brasileiros acha que dar dinheiro a um guarda para escapar de multa não é corrupção.
O procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, destacou que somente com a participação da população a corrupção será combatida. “É hipócrita quem critica a corrupção em grande escala, mas a pratica no cotidiano”, pontuou.
O evento organizado pelo MPES é alusivo ao Dia Internacional e Nacional de Combate à Corrupção.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866