O prazo para envio das respostas do questionário elaborado pelo Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), foi prorrogado para o dia 30 de agosto. O questionário aborda temas relacionados à ética; transparência; integridade; e controles preventivos, detectivos, investigativos e de monitoramento acerca das ações de combate à fraude e corrupção que são aplicáveis a todas as instituições públicas.
Com isto, será feito um diagnóstico, com relação a cada uma delas, a respeito da aderência às boas práticas de gestão. Preenchido o questionário, o sistema gera automaticamente um relatório individual e sigiloso de acesso somente aos representantes da organização que possuam a senha, retratando a situação da instituição.
As respostas do questionário e as respectivas evidências para a sua validação serão utilizadas apenas para a identificação da situação atual do órgão público pela Rede de Controle, que indicará os caminhos para que a instituição tenha padrões de integridade e implemente as boas práticas de prevenção à corrupção.
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção tem como objetivo mapear e diagnosticar a suscetibilidade das organizações públicas à ocorrência de fraude e corrupção em suas estruturas, por meio da aplicação de um questionário autoavaliativo.
Nesse espaço você terá acesso ao e-Prevenção, uma plataforma de autosserviço para auxiliar as organizações públicas a diagnosticarem sua suscetibilidade à corrupção e a melhorarem seus sistemas institucionais de prevenção. Clique e responda.
Em caso de dúvidas o gestor pode entrar em contato pelo e-mail: secex-ba@tcu.gov.br.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866