Comunicação Pública está na pauta dos Tribunais de Contas. O assunto esteve na programação do Diálogos Atricon, realizado pela Associação dos Membros dos TCs na tarde desta segunda-feira (19), em Brasília. O presidente do TCE do Espírito Santo, conselheiro Domingos Taufner, convidou os participantes, além das equipes de Comunicação das Cortes, para o II Congresso de Comunicação dos TCs, que será nos dias 24 e 25 de junho, em Vitória.
Em sua fala, Taufner ressaltou a importância do tema, que foi abordado também em outros momentos da tarde, como na palestra sobre “Desinformação” do jornalista Marcelo Rech e no lançamento do projeto Comunica.
O presidente do Tribunal capixaba elencou os principais objetivos do Congresso: melhoria na qualidade da comunicação institucional; fortalecimento da transparência e prestação de contas; maior engajamento da sociedade na fiscalização e acompanhamento das atividades dos Tribunais de Contas; desenvolvimento de uma rede sólida de profissionais de comunicação comprometidos com a excelência e ética; e aprimoramento da comunicação nas instituições responsáveis por fiscalizar e garantir a correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a transparência e o fortalecimento da democracia.
Antes de finalizar, o conselheiro solicitou que as direções de todos os Tribunais mapeiem e enviem ao evento conselheiros e, especialmente, os profissionais que atuam na área.
Projeto Comunica
Também como parte do Diálogos Atricon, foi lançado o projeto Comunica, que busca estimular a divulgação de informações públicas produzidas e/ou custodiadas pelos Tribunais de Contas que sejam de interesse da população. Seu objetivo é fomentar a transparência, a prestação de contas, o acesso aos serviços públicos, o diálogo e a participação social. O presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, assinou o termo de adesão durante o evento.
O financiamento do projeto ocorrerá por recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto inclui ações como diagnósticos das unidades de comunicação dos Tribunais de Contas e capacitações personalizadas para suprir as necessidades de cada instituição nessa área.
Os treinamentos envolvem mentorias online, planos de ação personalizados e abordam temas como o uso de linguagem simples – seguindo recomendação da Atricon emitida no último ano – além de estratégias de conteúdo para redes sociais e ferramentas de inteligência artificial para otimização das atividades de comunicação.
As ações estão previstas para ocorrer até junho de 2024.
Desinformação
A tarde de agendas foi iniciada com a palestra “Enfrentamento à desinformação e fortalecimento das instituições”, proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Jornais e vice-presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), Marcelo Rech.
Entre outras falas, Rech mostrou pontos de preocupação, como Inteligência Artificial, crescimento das autocracias e mais governos extremistas, novos players digitais fora do radar, analfabetismo midiático e enfraquecimento da imprensa.
Para ele, uma das saídas é entender o ecossistema de mídia. O jornalista apontou alguns caminhos para a reversão: retomar a credibilidade das instituições; alianças entre instituições organizações, empresas para enfrentar descrédito e desinformação; artigo 19 do Marco Civil da Internet: responsabilização sem exageros; fortalecimento da verdade: organismos confiáveis, imprensa e academia; e o principal: um pacto mundial contra a desinformação.
Saiba mais sobre o II Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866