O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, participou da apresentação dos resultados do Planejamento Estratégico 2023-2026 do governo do Estado, realizado nesta segunda-feira (20), em Vitória, e destacou, em seu discurso aos servidores e autoridades participantes, que o planejamento estratégico é uma peça fundamental para construir certos consensos acerca dos desafios do setor público, parabenizando o Executivo por concluir essa ferramenta.
“Construir consensos em um ambiente de polarização extrema é muito difícil. Agora, é preciso reconstruir os consensos que foram destruídos, e construir novos consensos. Porque no Espírito Santo, quanto à transparência, contas públicas equilibradas, eficiência do serviço público, os consensos estão muito claros e presentes”, afirmou.
O conselheiro também pontuou sobre a complexidade de governar em um momento como agora, mencionando as transformações pelas quais a Administração Pública passou.
“A Administração passou por aquela fase patrimonialista, e resquícios persistem até hoje. Veio a Administração Pública burocrática, para substituir a pessoalidade do patrimonialismo, mas que também não funcionou, não dava entregas. Depois veio a Administração Pública gerencial, que tinha o cidadão como um cliente, e com foco no cliente. Foi um avanço, mas também não foi suficiente. E agora, estamos na era da governança pública, que é muito mais complexa. Nessa era, o cidadão não se coloca como um ator passivo, ele quer atuar, quer ajudar a decidir, as instituições da sociedade civil querem fazer parte das decisões, co-produzirem políticas públicas, então governar ficou mais complexo. E controlar também ficou mais complexo”, declarou.
O evento foi conduzido pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. Foram apresentadas a definição da carteira de projetos estruturantes da gestão para este quadriênio, e foi realizada a assinatura do termo de compromisso do planejamento elaborado. Nele, constam os eixos de atuação definidos pelo governo, os desafios estratégicos, os programas, projetos e os indicadores.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866