O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, participou da cerimônia de posse do novo Superintendente Regional da Polícia Federal no Espírito Santo, o delegado de Polícia Federal Eugênio Ricas, nesta quarta-feira (4).
A cerimônia foi restrita a poucos convidados, no auditório da Superintendência da PF, em Vila Velha, com a presença também do Diretor Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino.
Outros representantes dos Poderes do Espírito Santo também participaram, como o presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Gonçalves de Sousa, o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade, e o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Ramalho.
A Polícia Federal é um dos órgãos de controle que atua em parceria com o TCE-ES, realizando ações conjuntas, inclusive por meio do Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES), do qual as duas instituições são integrantes.
O presidente Rodrigo Chamoun parabenizou Ricas pelo novo cargo.
“O delegado federal Eugénio Ricas acumulou vasta experiência no combate ao crime organizado no Brasil e no exterior. Além disso, possui ampla experiência na gestão pública. Desejo êxito na Superintendência da PF/ES”, afirmou.
Antes de assumir a Superintendência, Ricas exercia o cargo de adido da Polícia Federal nos Estados Unidos. Ele já foi secretário estadual da Justiça e secretário estadual de Controle e Transparência do Espírito Santo.
Ao sair do governo, o delegado assumiu o cargo de diretor de investigação e combate ao crime organizado da Polícia Federal, considerada a segunda mais importante posição da instituição no país, durante o governo Michel Temer. De Brasília, onde exerceu a função, foi chamado para ocupar o cargo de adido da PF nos Estados Unidos.
Em seu discurso, ele relembrou sua trajetória no Espírito Santo e destacou suas principais tarefas à frente da Polícia Federal.
“Hoje contamos com instituições sólidas, que não se omitem, e quando necessário, inclusive cortam na própria carne. Os desafios são outros. Como Polícia Federal que somos, não podemos nos afastar de nossa maior vocação, e de uma de nossas principais atribuições constitucionais, que é o combate ao desvio de recursos públicos, o combate à corrupção, que mata as pessoas de forma lenta, privando as pessoas de educação de qualidade, de atendimento adequado à saúde, de mais recursos humanos na segurança.”
O Diretor Geral da Polícia Federal, Paulo Gustavo Maiurino, deu as boas-vindas ao novo superintendente.
“Confiamos na extrema qualificação de nossos quadros. Eugênio Ricas é um delegado com enorme experiência na Polícia Federal e nesse Estado. Trabalhou por muitos anos nesta superintendência regional, com passagens pelo Maranhão e Minas Gerais e pela diretoria de investigação e combate ao crime organizado. Qualificação e experiência não lhe faltam para esta missão, desejo-lhe sucesso à frente da Superintendência”, disse.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866