O programa “É da sua conta”, feito pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) em parceria com a TVE, completa 1 ano levando informação da mais alta qualidade para a população capixaba. Nesses 12 primeiros meses o programa já alcançou uma audiência média de 800 espectadores por minuto, segundo dados do Ibope.
O levantamento foi feito a pedido da TVE para analisar o público que assiste ao programa. Segundo o estudo, as transmissões do “É da sua conta” alcançaram, em média, 44.700 indivíduos. A pesquisa mostra que o público predominante é o masculino, integrantes das classes A e B, com idade entre 35 e 49 anos. Os números são apurados conforme o número de televisões e moradores cadastrados na base do Ibope.
O presidente do TCE-ES, conselheiro Domingos Taufner, ressaltou a importância da audiência alcançada. “O programa ‘É da Sua Conta’ tem sido uma ferramenta essencial para aproximar o Tribunal de Contas da sociedade capixaba. Ao longo deste primeiro ano, conseguimos levar informações cruciais sobre a gestão pública e o controle dos recursos para milhares de pessoas. Esse resultado reforça o nosso compromisso com a transparência e o nosso papel de garantir que a população tenha acesso às ações do TCE-ES de maneira clara e objetiva.”
Igor Pontini, diretor-geral da Fundação Carmélia, também celebrou os dados de audiência e destacou a importância da existência de um conteúdo local e de qualidade para a população capixaba. “Quando estabelecemos a parceria com o TCE-ES nos deparamos com um dos nossos maiores desafios enquanto emissora pública. Cumprir um ano desse projeto representa muito: significa que superamos os desafios e estamos conseguindo entregar cada vez mais e melhor para a população”, disse.
Em breve, a recém-criada Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública vai assumir as operações da TVE, marcando um novo momento da Comunicação pública capixaba, com mais investimentos e inovação na programação local.
“O papel de simplificar mensagens está no nosso escopo, está no universo da Comunicação Pública, e tem sido cumprido com brilhantismo pelo ‘É da sua Conta’. Estamos muito felizes pelo aniversário de um ano e honrados por sermos o canal desse importante conteúdo. Vida longa ao ‘É da sua Conta’!”, concluiu Pontini.
Episódios
O programa estreou no dia 21 de setembro de 2023 e contou com a participação do então secretário-geral de Controle Externo, Donato Volkers Moutinho. Durante a entrevista, ele falou sobre o papel do TCE-ES na administração pública, sobre o papel dos auditores nas fiscalizações, e também no que diz respeito ao grande número de dados disponibilizados pelo Tribunal.
De lá para cá, foram apresentados 11 programas. Cada um abordou um assunto diferente, passando pela oferta de mamografias na rede pública, a rede de saneamento básico no Espírito Santo, a importância do equilíbrio fiscal para os gestores públicos e, mais recentemente, a utilização da plataforma Painel de Controle.
“Nesse um ano de programa pudemos mostrar a ampla atuação do Tribunal de Contas. Apresentamos trabalhos do TCE em áreas como saneamento básico, gastos públicos, mamografia e comunicação. Também falamos de como o cidadão pode chagar até o Tribunal e, mais recentemente, sobre nossa relação com as eleições municipais. E temos muito mais a mostrar para o cidadão!”, afirmou a chefe do Jornalismo do TCE-ES e apresentadora do programa, Mariana Montenegro.
Caso queira ver, ou rever, os programas, clique AQUI e acesse o YouTube do TCE-ES.
Reconhecimento
Secretário de Comunicação do TCE-ES, Rodrigo Sant’Ana, ressalta que o programa tem recebido muitos elogios de diversos atores que atuam na comunicação pública, se tornando uma ótima vitrine para todos os servidores do Tribunal e reforçando, a cada dia, os objetivos do TCE-ES.
“O programa na TV aberta nos permitiu ampliar a nossa visibilidade e alcance, disseminando informações de forma direta e acessível. Isso reforça nosso compromisso com a prestação de contas e contribui para a construção de uma cultura de responsabilidade no uso dos recursos públicos”, diz Sant’Ana.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866