O CidadES, plataforma de controle social do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), está entre os 12 finalistas do Prêmio e-Gov 2017, um dos mais importantes do país. A premiação acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em Pernambuco.
“Durante muito tempo a própria instituição desacreditou da sua equipe de Tecnologia da Informação, quando todos os outros Tribunais estavam investindo nesse setor. A partir de 2012, nós começamos a correr atrás desse prejuízo. Ser indicado a um prêmio dessa magnitude é uma honra tanto para o Secretaria de Tecnologia da Informação, quanto para a Secretaria Geral de Controle Externo”, explicaram os responsáveis pela criação e desenvolvimento da plataforma, Rodrigo Lubiana (Segex) e Klayson Bonatto (STI).
A premiação acontece desde 2002 e foi criada pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O objetivo é reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas, assim como divulgar as iniciativas criadas em benefício do cidadão brasileiro.
A Plataforma
O CidadES é o sistema pelo qual os jurisdicionados encaminham as prestações de contas e demais dados ao Tribunal formando uma grande base de dados. É uma plataforma composta por módulos integrados que oferecem funcionalidades como recebimento de dados, análise automatizada, notificação aos gestores e emissão de relatórios para auxiliar auditorias.
Com a versão do CidadES – Controle Social, o Tribunal dá transparência às informações fiscais e econômicas dos municípios capixabas tornando público e com linguagem acessível a base de dados da Corte.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866