Estão definidos os 16 Projetos Prioritários do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para 2022. Desse total, 11 (69%) envolvem recursos de Tecnologia da Informação (TI), área fundamental para se alcançar eficiência e efetividade das ações administrativas e de controle externo. E cinco tratarão de um novo conjunto de atividades na Corte de Contas, por não terem sidos priorizados em anos anteriores. Todos foram aprovados na última sessão ordinária do ano passado, realizada no dia 7 de dezembro.
Importante destacar que a atual gestão tem como pilares de atuação a garantia da gestão fiscal responsável, a efetividade das políticas públicas sociais e a eficiência das aquisições governamentais. Assim, além do vínculo com o Plano Estratégico, os projetos do ano de 2022 foram priorizados tendo como base tais premissas. Os projetos aprovados e seus respectivos setores patrocinadores são:
- Painel Governança – Asgov
- Processo de Gestão Administrativa (2022) – Segafi
- Implementação da Avaliação de Desempenho com foco em Competências – Escola de Contas
- Semear Cidadania (2022) – Ouvidoria
- CidadES – Contas (2022) – Segex
- Painel de Controle (2022) – Segex
- Parecer Prévio Reconhecido e Transparente (2022) – Segex
- CidadES – Folha de Pagamento (2022) – Segex
- CidadES – Contratação (2022) – Segex
- CidadES – Atos de Pessoal (2022) – Segex
- Sistema de fiscalização (2022) – Segex
- Padronização e Gestão de Achados – Segex
- Ambiente de Análise de Contas – Segex
- Instrução Assistida – e-tcees – Segex
- Seleção de Denúncias e Representações para Processamento – Segex
- CidadES – Relatórios para Ações de Controle – Segex
Todos os projetos destacados em negrito envolvem recursos de TI do TCE-ES.
Novidades
Dentre eles, os novos projetos são Painel Governança, Padronização e Gestão de Achados, Ambiente de Análise de Contas, Instrução Assistida – e-tcees, Seleção de Denúncias e Representações para Processamento e CidadES – Relatórios para Ações de Controle.
O de Padronização e Gestão de Achados, por exemplo, traz como propósito a criação um banco de não conformidades e distorções relevantes padronizado no e-tcees, e que será correlacionado com todas as peças de instruções processuais, para acompanhamento e gestão das irregularidades dos processos de controle externo do TCE-ES.
No contexto de novos projetos, registra-se o “Plano Estratégico do TCE-ES”. Apesar de não constar da relação 2022, ele teve início no ano passado e terá continuidade, sendo de extrema importância, pois vai definir, para os próximos seis anos, a missão e a visão do Tribunal, além do novo mapa estratégico, que são os objetivos da Corte. Também serão elencados os indicadores e suas metas.
A Segex foi a área com maior quantidade de projetos por unidade patrocinadora, 12 no total, seguida da Ouvidoria, Segafi, ECP e Asgov, com um cada.
Essenciais
O analista administrativo Leonardo Dadalto, da Asgov, salienta que o TCE-ES vem se modernizando, investindo em tecnologia. Assim sendo, o envolvimento de recursos de TI nos projetos prioritários tem sido uma constante.
“Nos últimos anos, tem sido assim: a maioria dos projetos envolve TI. Alguns de 2021 sem mantém nesse ano, mas com escopo diferente. Um exemplo, é o CidadES – Contas. Existe uma equipe dedicada ao projeto, porque sempre tem melhorias a serem feitas. Assim, a cada novo ano são priorizadas novas entregas”, assinalou.
Vale enfatizar que a utilização de informações atualizadas e estratégicas obtidas por meio dos sistemas de tecnologia da informação, quando utilizadas no efetivo exercício do controle externo, tem possibilitado a agilidade e o aumento exponencial da qualidade dos serviços de fiscalização e tomadas de decisões.
Leonardo Dadalto enfatizou ainda que todos os 16 projetos são essenciais para o Tribunal. “O processo de priorização já passou. Aqui estão selecionados todos que são imprescindíveis e que precisam ser feitos”, frisou.
Agora que foram definidos os 16 projetos prioritários, cabe aos patrocinadores indicarem os gestores e as equipes dos projetos. Eles têm prazo até a esta semana, para isso. Feita a definição, a relação dos servidores será publicada por meio de portaria no Diário Oficial de Contas.
Feito isso, os gestores e suas respectivas equipes irão escrever o termo de abertura do projeto, pensar nas entregas e prazos. Estando delimitada essa etapa, será marcada uma reunião com o presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, para reconhecimento dos projetos. Por fim, será iniciada a execução dos mesmos.
Confira os projetos e seus respectivos escopos.
Acesse a decisão plenária de aprovação dos Projetos Prioritários 2022.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866