O secretário de Relações Institucionais no Combate à Fraude e Corrupção no TCU, Rafael Jardim, iniciou a tarde de palestras do I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção, nesta quinta-feira (7), falando sobre “O combate à corrupção: o papel do Controle Externo”. Para ele, o Dia de Combate à Corrupção “é um dia de análise, de meditação, de conciliação com a sociedade, de diálogos com órgãos de controle, e não necessariamente de comemoração”.
“Se a gente não admitir a nossa culpa para os problemas de corrupção nos acometem, vamos continuar fazendo a mesma coisa e conseguindo o mesmo resultado. Temos que reconhecer que demos passos, que está mudando, mas avaliar e prestar conta de onde estamos, onde acertamos e buscar prestar melhores serviços para a sociedade”, pontuou Jardim.
Quando assistimos esses casos de corrupção, a pergunta que a sociedade quer fazer pra gente é: “vocês não viram isso acontecendo?”. O papel dos órgãos de controle é fundamental para mudar esse quadro, mas, ele ressalta: “não tem um único responsável. É papel de todos”.
E para ele a parceria entre as instituições é fundamental. “A integração permite uma opinião de auditoria mais robusta, a diminuição dos riscos de auditoria, mais consequências para os achados, mais conhecimento da sociedade, maior expectativa de controle”, disse. Por isso, ele ressaltou a iniciativa de criação, no Espírito Santo, do Focco. “Tenho certeza que num próximo encontro serão apresentados trabalhos concretos de combate à corrupção para a sociedade capixaba”, finalizou.
O I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção reuniu instituições que integram o Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) para o debate de temas de expressão no cenário nacional e capixaba. A solenidade de abertura reuniu o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Aboudib, além de representantes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Ministério Público Federal (MPF/ES), Tribunal de Contas da União (TCU), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES) e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.
O I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção é alusivo ao Dia de Combate à Corrupção, comemorado no dia 9 de dezembro. Na programação, constam, ainda, palestras sobre: “Desafios e prioridades do combate à corrupção no Brasil”, tema abordado pelo ouvidor-geral da Petrobras, Mário Vinicius Claussen Spinelli; e “Moedas virtuais e os desafios para as investigações”, palestra de Luciano Flores de Lima, delegado da Polícia Federal que atuou, inclusive, na Operação Lava Jato.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866