Elas se destacaram como exemplo de que todas podemos conquistar novos espaços e abriram caminho para um futuro de igualdade e sucesso. Nesse Dia da Mulher, vamos relembrar grandes nomes que inspiram as outras e que contribuíram para construir a história do TCE-ES.
Confira:
Agnélia Modenesi Norbim
Formada em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Agnélia Modenesi Norbim ingressou no TCE-ES como auditora e, em setembro de 1964, foi promovida a conselheira graças a sua atividade na auditoria, onde demonstrou excelentes qualidades de apreciação e equilíbrio.
Agnélia foi a primeira mulher a integrar os cargos de conselheira e primeira-presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, ocupando os cargos nos períodos de 1983, 1990, 1991 e 1992.
Maria José Vellozo Lucas
Maria José Vellozo Lucas, conhecida como “Mariazinha”, era formada em Administração de empresas. Iniciou sua vida pública como funcionária concursada do extinto Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (Iapi), hoje INSS, onde atuou de 1954 a 1975. Atuou também como secretária-chefe da Casa Civil do Estado durante o mandato do ex-governador Elcio Alvares (1975-1979).
No Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES), Mariazinha ocupou a presidência da Corte por oito anos: em 1984, 1985 e de 1995 a 2001. Foi a segunda mulher a ocupar o cargo e a ex-presidente em vida com maior número de mandatos de presidente do Tribunal.
Depois do Tribunal, entre 2003 e 2007, foi ainda deputada estadual. Mariazinha foi vice-presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) de 2003 a 2005. Ela também ocupou a vice-presidência das comissões de Cidadania e Ciências e Tecnologia.
Após seu falecimento, em 2021, a Escola de Contas Públicas da Corte capixaba recebeu o nome de “Mariazinha Vellozo Lucas” como homenagem à antiga conselheira e presidente do Tribunal.
Fátima Ferrari Corteletti
Quando ingressou no Tribunal de Contas, em 1994, a auditora Fátima Ferrari Corteletti passou em primeiro lugar no primeiro concurso de Direito realizado pelo TCE-ES. Foi secretária-geral das Sessões por seis anos.
Atualmente, Fátima é aposentada pelo Tribunal.
Márcia Jaccoud Freitas
Márcia Jaccoud Freitas é conselheira-substituta do Tribunal de Contas do Estado,
sendo a única mulher conselheira substituta no plenário atualmente. Formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e mestre em Administração, também pela PUC-RJ, ela é especialista em Finanças Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública de Brasília (Enap) e especialista em Direito Público pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Márcia iniciou sua carreira profissional como Auditora da Price Waterhouse – auditores independentes. Ingressou na Administração Pública no Grupo de Assessoramento Superior-GAS-F, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), onde atuou como chefe de Serviço de Controle da Dívida e gerente do Departamento de Administração Financeira.
Em seguida, atuou como analista de Finanças e Controle do Ministério da Fazenda e, em 2002, após aprovação em concurso público, assumiu o cargo de Auditora do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, como anteriormente se chamava o cargo de conselheira substituta.
Elizabeth Klippel
Elizabeth Klippel ingressou no TCE-ES como Auditora de Controle Externo no em 2002. Mais tarde, em 2004, assumiu a coordenação técnica da UEL/PROMEX; em 2011 a coordenação da Corregedoria Geral; em 2012 a Diretoria Geral; em 2014 a chefia da 2ª Secretaria Administrativa; e em 2018 a coordenação do Núcleo de Políticas Públicas, onde, desde 2020, responde pela Secretaria de Tecnologia da Informação de Soluções para o Controle Externo.
Durante sua trajetória, Elizabeth se destaca por ter ocupado o cargo de diretora-geral do TCE-ES. Atualmente, ela também é a única auditora que integra a equipe da SGTI.
Mestre em informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduada em desenvolvimento de sistemas pela Universidade de Vila Velha (UVV) e graduada em Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo, a servidora também já exerceu a docência em instituições de nível superior, entre elas a Ufes e a UVV, de 1994 a 2012, ministrando disciplinas na área de computação.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866