O conselheiro vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), Rodrigo Coelho, assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho de Riscos Organizacionais dos Tribunais de Contas do Brasil, em votação realizada no Encontro Nacional de Corregedorias, Controles Internos e Ouvidorias dos Tribunais de Contas (ENCCO), nesta terça-feira (12).
A votação contou com a participação dos membros e servidores do Comitê de Corregedorias, Ouvidorias e Controles Internos dos TCs, reunidos em Natal (RN), para o evento que acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
Na programação do ENCCO, ainda, todas mesas de discussão assinam uma carta compromisso. Durante a sua participação, o conselheiro assinou a Carta Compromisso com o Controle Interno.
Para Coelho, coordenar o Grupo de Trabalho de Riscos Organizacionais dos Tribunais de Contas representa uma tarefa importante, contemporânea e sensível para fortalecimento da maturidade institucional dos TCs.
“O trabalho do Grupo nos permitirá olhar para dentro e observar aquilo que mais nos ameaça organizacionalmente e nos impede de atingir os resultados que são esperados pela sociedade, incluindo traços da cultura Interna, além de condutas e processos administrativos”, ressaltou o conselheiro.
Diante do diagnóstico feito pelo comitê, que identificou a ausência de mecanismos de mitigação de riscos Organizacionais, a coordenação se dará, segundo Coelho, de modo a proporcionar ao conjunto dos servidores e membros dos diversos Tribunais de Contas a contribuir com sua visão da realidade e a forma de transformá-la quando for o caso pela mitigação dos riscos organizacionais.
“Nossa atuação apontará para alta administração dos Tribunais de Contas, ao final, como abrir mão do controle individual para dar lugar ao controle coletivo, institucional”, afirmou o conselheiro.
Mediação em mesa de discussão
No mesmo evento, ainda, Rodrigo Coelho foi mediador da mesa de discussão “A Transição de “Órgão de Controle Interno” para “Auditoria Interna”: a experiência do TCU”, que aconteceu na manhã desta terça (12), com apresentação do Secretário de Auditoria Interna do Tribunal de Contas da União (TCU), Edison Franklin Almeida.
“Estamos experimentando uma convergência de assuntos neste evento histórico que está acontecendo. Isso demonstra que nós podemos, e devemos, nos juntar nas temáticas que nos cabem”, destacou o conselheiro.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866