Equilíbrio. Esse foi o tema central da palestra “Saúde não é o mais importante: é tudo”, proferida pelo médico Jorge Luiz de Miranda em evento do programa “Saúde do Servidor”. O médico ressaltou a importância da busca de uma vida equilibrada, inclusive na prática de exercícios, lembrando que o exagero também é maléfico ao corpo.
Miranda ressaltou ainda a necessidade de um diagnóstico precoce, possibilitado com ações de prevenção. “Esperar sintoma é perda de tempo”, afirmou. Na abertura do evento, o conselheiro Domingos Taufner também destacou a prevenção. “Medicina preventiva ajuda a reduzir custos e desconfortos. Temos uma elevada demanda ao sistema de saúde, muito por conta da falta de cuidados prévios”.
Um dado em especial chamou atenção dos presentes: 53% das causas de morte são provocadas por maus hábitos, por estilo de vida. O que demonstra, segundo o palestrante, que somos responsáveis pela nossa saúde.
Avaliação
Na ocasião foi ainda apresentado o programa Viver Unimed, que visa incentivar a promoção da saúde e proporcionar uma assistência preventiva, com foco na qualidade de vida, através da aquisição de hábitos saudáveis e mudança de comportamento.
Dentro da programação, os servidores do Tribunal de Contas do Estado Espírito Santo (TCE-ES) passaram por uma avaliação que servirá como base para identificar grupos e realizar ações específicas, como contra o tabagismo, hipertensão e diabetes. Os servidores pesaram, auferiram pressão, mediram a glicose e responderam a uma ficha com histórico da própria saúde e de familiares.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866