Depois de percorrer 10 regiões do Estado, o Tribunal de Contas (TCE-ES) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) iniciaram nesta segunda-feira (12) a última edição da capacitação, para servidores e prefeitos da região Metropolitana. A abertura do evento, realizada no auditório da Corte de Contas, reuniu os prefeitos de Vitória, Luciano Rezende; de Serra, Audifax Barcelos; de Vila Velha, Rodney Miranda; de Guarapari, Orly Gomes da Silva; de Fundão, Maria Dulce Rudio Soares, e de Viana, Gilson Daniel Batista.
Todos os 78 municípios capixabas foram contemplados pelo Tribunal e pela Amunes com a realização do Seminário, que treinou, desde a primeira edição, em março deste ano, mais de 2.000 servidores e gestores municipais.
O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Aboudib, deu boas-vindas aos participantes e ressaltou que a realização do seminário cumpre uma das funções da Corte que é a orientação dos jurisdicionados. Em sua fala, Aboudib destacou alguns aspectos importantes para os gestores.
A implantação do controle interno foi um dos alertas. “É absolutamente necessário que os gestores priorizem o controle interno, que tem um caráter absolutamente preventivo. É muito melhor que os potenciais problemas sejam identificados pelo controle interno, do que pelo externo”, ponderou.
O vice-presidente também ressaltou a importância do Geo-Obras, para o controle das obras públicas; das medidas cautelares, que protegem o bom gestor e evita problemas futuros; e, ainda, orientou os gestores para que tenham um permanente olhar nas despesas neste momento de perda de receitas. “Cuidado ao assumirem despesas permanentes e acompanhe o custeio de forma contínua”.
O presidente da Amunes, Dalton Perim, ressaltou a importância da capacitação realizada em parceria com o Tribunal. “Precisamos de informações para fazer uma correta gestão do nosso município. Sairemos daqui mais capacitados para as nossas tarefas como gestores públicos”, disse.
Para o prefeito da Capital, Luciano Rezende, “o Seminário de Gestão Pública é a representação das mudanças das ações do Tribunal de Contas, que está sendo um forte agente de orientação. É impossível o sucesso político sem a capacitação por gestão de qualidade. O cidadão quer qualidade nos serviços prestados.
Na programação do primeiro dia de seminário foram destaques as palestras sobre Execução Fiscal nos municípios e regularização fundiária, Desafios na gestão de pessoal e Plano de Desenvolvimento ES 2030. Dentre os assuntos que serão abordados nos demais dias de capacitação, que segue até a quinta-feira (15), estão: planejamento das peças orçamentárias, controle interno, nova contabilidade pública, Geo-obras, limites de gastos, licitações e contratos.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866