Representantes do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) estão em Cuiabá participando de uma visita técnica ao TCE de Mato Grosso nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). O objetivo da visita é conhecer in loco o modelo de governança estabelecido pelo TCE Mato-Grossense, em especial a estrutura, a operacionalidade e resultados do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) criado pela Corte de Contas e que vem sendo aplicado desde 2012.
O diretor de governança do TCE-ES, Leanderson Cordeiro dos Santos, explicou que a visita técnica visa ainda obter conhecimentos que possam auxiliar o aprimoramento do Planejamento Estratégico 2016/2020 que está sendo executado em seu estado. “Identificamos que no TCE-MT o PDI está muito bem desenvolvido e estruturado, em especial, as ações de apoio aos jurisdicionados. Então, viemos ver como se dá, na prática, toda esta estruturação, metodologias de trabalho, parcerias com outras instituições como é o caso da UFMT, para que possamos levar estas experiências e aplicá-las em nosso tribunal”, explicou.
Por sua vez, Fabiano Valle Barros, diretor geral do TCE-ES, destacou a importância do PDI desenvolvido em Mato Grosso pelos valores que balizam suas ações e pelo seu caráter orientador. “É muito importante que o Tribunal possa levar aos gestores a cultura do planejamento, das boas práticas de administração pública, dos resultados e eficácia das políticas públicas e da transparência e controle social. Como estamos desenvolvendo o Planejamento Estratégico no Tribunal de Contas do Espírito Santo, em que temos trabalhado forte na área de planejamento e governança de nossas ações, nos chamou a atenção o PDI do TCE de Mato Grosso por seus resultados expressivos”, salientou.
Durante a primeira reunião de trabalho com a equipe responsável pela execução do PDI/TCE-MT, a secretária de Apoio às Unidades Gestoras (Saug), Naíse Godoy Silva Freira, apresentou aos visitantes como o programa está constituído, com seis projetos interligados: Projeto 1- Apoio ao Planejamento Estratégico; Projeto 2 -Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã; Projeto 3 – Orientação por meio de Cursos Presenciais e à Distância (Formação Continuada); Projeto 4 – Controle Gerencial Utilizando o GEO-Obras; Projeto 5 – Modernização Institucional (Produtos Tecnológicos Informatizados); Projeto 6 – TCEndo Cidadania (Integração Legislativo, Executivo, Sociedade, Conselhos de Políticas Públicas).
Cada um dos coordenadores de projetos do PDI puderam discorrer e detalhar os objetivos, metas e resultados alcançados até o momento em suas áreas junto aos 24 municípios adesos ao programa.
Ainda na quinta-feira, os visitantes puderam conhecer as unidades do TCE-MT diretamente envolvidas no PDI, como a SAUG, a SAI a Secex de Obras, a STI e a Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação.
Nesta sexta-feira, 20, acompanhados pelo coordenador do Projeto 1 do PDI, José Marcelo Perez, os visitantes estarão no município de Campo Verde, um dos cases de sucesso do PDI, onde conhecerão os resultados obtidos após a adesão ao programa.
Informações do TCE-MT
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866