Servidores dos municípios capixabas lotaram o auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), na tarde desta quarta-feira (27), durante audiência pública que divulgou as alterações e novidades que serão promovidas no processo de prestação de contas, por meio do sistema CidadES, para 2018.
O auditor de controle externo Antonio José Bolssoni apresentou alterações de arquivos e de informações no envio das prestações de contas mensal e anual, e o auditor Andre Gustavo Coelho de Almeida falou das melhorias e atualizações na estrutura do sistema CidadES. Além disso, a equipe ficou à disposição da plateia esclarecendo dúvidas dos usuários.
O objetivo, conforme apresentou o secretário de Contas do TCE-ES, Romário Figueiredo, é adiantar as novidades e manter os servidores atualizados para garantir a qualidade da informação que chega para o Tribunal. O secretário-geral de Controle Externo, Rodrigo Lubiana, ressaltou que o CidadES é um sistema que está em constante processo de melhoria e de crescimento e hoje é um importante programa de recebimento e compartilhamento de informação.
A contadora da Prefeitura de Castelo, Fernanda Bissoli, destacou a importância da realização da audiência para os servidores jurisdicionados. “Com o adiantamento das informações não somos pegos de surpresa e podemos nos preparar. Eu, por exemplo, já saio daqui sabendo como o município terá que se adequar para não ter problemas no envio dos dados no próximo exercício”, disse.
Os principais temas apresentados e discutidos na audiência pública:
– Prestação de Contas Anual – PCA
Alterações de arquivos estruturados (XML) e estruturação de novos arquivos a serem enviados em 2018 referentes à PCA do exercício de 2017;
– Prestação de Contas Mensal – PCM
Alteração dos arquivos estruturados (XML) visando compatibilização com o novo ementário da receita pública e melhorias na organização dos contas correntes.
– Melhorias e Atualizações na estrutura do sistema e informes e orientações gerais
CidadES
O CidadES é o sistema pelo qual os jurisdicionados encaminham as prestações de contas e demais dados ao Tribunal formando uma grande base de dados. É uma plataforma composta por módulos integrados que oferecem funcionalidades como recebimento de dados, análise automatizada, notificação aos gestores e emissão de relatórios para auxiliar auditorias.
Com a versão do CidadES – Controle Social (cidades.tcees.tc.br) o Tribunal dá transparência às informações fiscais e econômicas dos municípios capixabas tornando público e com linguagem acessível a base de dados da Corte.
Confira o registro fotográfico do evento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866