O advogado e parecerista jurídico Juarez Freitas foi um dos destaques da programação do II Congresso de Processualística e VI Juris TC’s, na tarde desta sexta-feira (22), no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Ele falou sobre Administração Pública, Controle Externo e Desenvolvimento Sustentável: o Tribunal de Contas como instrumento de efetividade.
Para ele, não é mais possível admitir uma contratação publica sem critérios de sustentabilidade. “Umas das coisas que mais me incomoda é a visão unilateral da sustentabilidade. Aqueles que pensam que sustentabilidade é uma preocupação apenas ambiental. O conceito de sustentabilidade tem que ser sistêmico. Tem que ter visão de longo prazo. Não podemos pensar apenas nas gerações presentes. O foco tem que estar no futuro”, disse Freitas.
Ele reforçou a necessidade das instituições terem um Plano de Logística Sustentável. “Não é elaborar, é envolver, é engajar, é fazer com que todos se envolvam com um desenvolvimento diferente do que o de hoje. O que temos atualmente é um atraso mental. Pensamento sustentável não pode ser ocioso. Quem quer recompensa imediata, não é sustentável”.
“O Brasil não tem mais tempo para perder com tantos processos inúteis. Esse modelo vai nos conduzir à catástrofe. Vamos colocar na pauta a chamada quarta revolução industrial. Vamos nos preparar para uma grande reciclagem e nos preparar para esse mundo de inovações”, concluiu o advogado.
O evento
Depois de dois dias de palestras e trocas de conhecimento, termina nesta sexta-feira (22) o II Congresso de Processualística e VI Juris TC’s, no Hotel Golden Tulip, em Vitória. Realizado em homenagem aos 60 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), o evento termina com a participação do palestrante Clóvis de Barros Filho.
Clóvis de Barros é jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e coordenador do programa de mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Confira a cobertura fotográfica do evento: https://photos.app.goo.gl/KeBo7EJojFfPb4fg1
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866