O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), conselheiro Domingos Taufner, participou na tarde de quarta-feira da solenidade de posse do presidente da Corte do Mato Grosso do Sul, conselheiro Waldir Neves Barbosa. Na ocasião, também tomaram posse o novo corregedor, conselheiro Iran Coelho das Neves, além de Osmar Domingues Jeronymo e Jerson Domingos como conselheiros daquele colegiado.
Em seu discurso de posse, Waldir Neves agradeceu ao apoio e confiança dos colegas conselheiros que o elegeram e destacou que seu compromisso será o de implantar uma gestão compartilhada e atuar não só como órgão de controle e fiscalização, mas também como parceiro e orientador da administração pública. Propôs uma gestão compartilhada na fiscalização das contas dos poderes, mas finalizou dizendo que “o conselheiro deve fiscalizar com independência, até mesmo as suas instituições de origem”.
Presente na solenidade, o presidente do Instituto Rui Barbosa, conselheiro Sebastião Helvécio, destacou que a política é o único meio em que os problemas podem ser equacionados. Ressaltou a importância do controle externo para o Brasil, que tem como grande desafio melhorar a qualidade do gasto público em favor do cidadão.
Reunião
Antes da cerimônia, Taufner e demais conselheiros presentes foram recebidos no gabinete do conselheiro Waldir Neves para reunião com o presidente da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur), Marco Peixoto (TCE-RS). No encontro foram discutidos os principais eventos que serão realizados em 2015 pela entidade.
A partir do mês de março, as ações começam pela Província de Santa Fé (Argentina), seguindo para Porto Alegre (RS) e Minas Gerais. Outros estados também deverão realizar eventos voltados para a área. “Já elencamos uma série de eventos para o ano de 2015. Nosso objetivo é realizar em conjunto com o bloco argentino e brasileiro essas ações. É de extrema importância que haja esse intercâmbio para o grupo externo”, conclui Marco Peixoto.
A Asur é uma entidade civil sem fins lucrativos integrada pelas Entidades Públicas de Controle Externo dos países signatários do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Dentre seus objetivos estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866