Lugar de autista é em todo lugar! Esse é o lema da Campanha Nacional 2022 para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no último dia 02. Como faz todos os anos, o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) apoia esse movimento de conscientização de forma simbólica, iluminando de azul a fachada da Corte, em Vitória, durante todo o mês de abril.
É importante ressaltar que o autismo não é uma doença, mas sim um modo diferente de se expressar e reagir, que, apesar de não ter cura, não se agrava com o avanço da idade.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança, que gera alterações na comunicação, dificuldade (ou ausência) de interação social e mudanças no comportamento, sendo geralmente identificado entre os 12 e 24 meses de idade. Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e iniciado o tratamento, melhores serão a qualidade de vida e a autonomia da pessoa.
Pessoas com autismo podem apresentar algumas características específicas, como manter pouco contato visual, ter dificuldade para falar ou expressar ideias e sentimentos, e ficar desconfortáveis em situações sociais, além de poderem apresentar comportamentos repetitivos, como ficar muito tempo balançando o corpo para frente e para trás, por exemplo.
Apesar dos desafios, as pessoas com autismo também podem apresentar muitas qualidades, como conseguir se lembrar por muito tempo de detalhes e acontecimentos, ter facilidade para aprender a ler e ter boas habilidades com músicas, números e arte, por exemplo.
Com informações do blog Tua Saúde.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866