O Conselho Superior de Administração do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) aprovou os projetos prioritários para o Tribunal em 2023. O Conselho, que é formado pelos conselheiros do TCE-ES, se reuniu no fim de novembro e definiu 21 prioridades para as atividades a serem realizadas a partir de janeiro deste ano.
Entre os aprovados, um é de responsabilidade da Presidência, um da Ouvidoria, um da Secretaria Geral de Tecnologia da Informação (SGTI) e três da Secretaria Geral Administrativa e Financeira (Segafi). Todos os outros 15 projetos serão de responsabilidade da Secretaria Geral de Controle Externo (Segex).
A lista dos projetos para 2023 foi formada após amplas discussões com os gestores das unidades e com a Assessoria de Governança (Asgov), que conduziu o processo.
A seleção dos Projetos Prioritários do TCE-ES levou em conta os critérios estabelecidos no Marco de Medição e Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), para fortalecer os procedimentos internos da Corte, os trabalhos técnicos de fiscalização e estimular o controle e a participação social.
Dos 21 projetos, 16 envolvem recursos de Tecnologia da Informação do TCE-ES, área fundamental para se alcançar eficiência e efetividade das ações administrativas e de controle externo.
Segundo a Asgov, a utilização de informações atualizadas e estratégicas obtidas por meio dos sistemas de tecnologia da informação, quando utilizadas no efetivo exercício do controle externo, tem possibilitado a agilidade e o aumento exponencial da qualidade dos serviços de fiscalização e tomadas de decisões.
Veja quais são os projetos aprovados para 2023:
1: Implementação da avaliação de desempenho com foco em competências (Presidência);
2: CidadES – Contas (Segex);
3: CidadES – Contratações (Segex);
4: CidadES – Relatórios para ações de controle (Segex);
5: CidadES – Atos de pessoal – Admissão (Segex);
6: CidadES – Atos de pessoal – Concessão de Benefícios (Segex);
7: CidadES – Folha de Pagamento (Segex);
8: CidadES – Ambiente de análise de contas (Segex);
9: Painel de Controle (Segex);
10: Monitoramento das Políticas Públicas Sociais (Segex);
11: Observatório do Saneamento Básico do Espírito Santo (Segex);
12: e-TCEES – Seleção de denúncias e representações para processamento (Segex);
13: e-TCEES – Padronização e gestão de achados (Segex);
14: e-TCEES – Instrução Assistida (Segex);
15: Ações inovativas para fiscalizações (Segex);
16: Controle Interno (Segex);
17: e-TCEES – Implantação do módulo férias (Segafi);
18: e-TCEES – Evolução do acesso identificado (Segafi);
19: Processo de Gestão Administrativa (Segafi);
20: Sistema Conta pra gente – Atendimento dos direitos dos titulares de dados pessoais em cumprimento à Resolução TC nº 358/2021 (Ouvidoria);
21: Atualização tecnológica das plataformas de softwares do TCEES (SGTI).
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866