Técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizaram a primeira reunião do grupo de trabalho, sexta-feira (22), em Brasília, tendo em vista a implantação do Projeto Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro). A transferência de conhecimento e compartilhamento de dados foi acordada em termo de cooperação assinado entre o STN e o TCE-ES.
Segundo o secretário de Contas, Romário Figueiredo, o grupo de trabalho definiu as ações iniciais para o alinhamento entre os sistemas com definição de uma proposta de cronograma. “Vamos começar pela identificação e especificação do que deverá ser alinhado entre os dois sistemas, garantindo que os dados gerados a partir do CidadES sejam recebidos e interpretados pelo Siconf de forma automatizada. Feito isso, faremos a normatização, seguida das necessárias adequações nos sistemas. O objetivo é que a MSC – Matriz de Saldos Contábeis referente a competência janeiro/2019 já possa ser gerada pelo CidadES e remetida ao Siconf”, adiantou o secretário.
Segundo o secretário-geral de Controle Externo da Corte, Rodrigo Lubiana Zanotti, esse é um projeto inovador, que desonera os jurisdicionados de fazer dupla remessa das informações contábeis e fiscais – uma ao TCE e outra à STN. “Finalizando os trabalhos, os municípios capixabas poderão encaminhar tais dados apenas pelo sistema CidadES, do Tribunal, de onde sairá a remessa das informações à STN”, explicou.
Além dos secretários Romário Figueiredo e Rodrigo Lubiana, também participaram da agenda, na STN, os auditores de controle externo do TCE-ES Silvio Roberto Lessa Amin, Alexandre Rios Pechir, Antonio José Bolssoni e Gleidson Bertollo.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866