A realização de aulas remotas ou híbridas durante a pandemia trouxe novos desafios na forma de ensinar e aprender, e com isso, as atividades não presenciais passaram a ser realizadas nas mais diversas modalidades, com ensino remoto em plataforma online, videoaulas gravadas, entregas de materiais impressos, entre outros.
Para conhecer a fundo como está a situação do ensino do ponto de vista dos alunos, dos professores e dos pais ou responsáveis, o Núcleo de Controle Externo de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas de Educação (NEducação) do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) lançou três questionários, que buscam apurar o atual panorama a partir do ponto de vista daqueles que vivenciam o contexto da Educação nas escolas públicas. (Acesse nos links abaixo).
Nos questionários, alunos, professores e pais poderão detalhar quais estratégias de ensino estão sendo utilizadas, se há facilidade no acesso às atividades, o quanto os alunos têm participado, quais são as dificuldades enfrentadas, entre outros pontos. Quanto maior for a participação, mais ampla estará a base de dados para a definição de novas estratégias.
O prazo para responder vai até o dia 13 de junho.
A iniciativa tem o apoio do União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), após ter sido firmada uma parceria do TCE-ES com a entidade no início deste mês para avaliar o acesso e a qualidade das atividades realizadas de modo não presencial em função da pandemia.
A ação também faz parte da fiscalização de acompanhamento sobre a volta às aulas, que já está sendo realizada pela Corte de Contas desde o início do ano, segundo a coordenadora do NEducação, Paula Sabra.
“O objetivo é entender como está a qualidade das atividades não presenciais, se estão sendo entregues, com qual frequência, como fazem para tirar dúvidas, como está o apoio aos professores, aos pais, aos alunos. Pois mesmo com a volta às aulas presenciais, ainda haverá o regime híbrido por um tempo”, explicou.
O trabalho tem três frentes de atuação para poder identificar como estão as condições de acesso e a qualidade da educação que chega até às crianças; além do diagnóstico, em uma outra frente, fortalecer o apoio aos pais e responsáveis para acompanhar a realização das atividades. E em uma terceira, ajudar na valorização dos profissionais da educação, por meio de ações de apoio e capacitação para o fornecimento da educação nesta nova modalidade.
Clique nos links abaixo para responder à pesquisa:
Alunos
https://pesquisa.tcees.tc.br/index.php/234377?lang=pt-BR
Professores
https://pesquisa.tcees.tc.br/index.php/348913?lang=pt-BR
Pais e Responsáveis
https://pesquisa.tcees.tc.br/index.php/619314?lang=pt-BR
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866