Completando 65 anos neste sábado (24), o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) é transparente e digital, faz uso intensivo da análise de dados e da inteligência artificial. Tem pessoal altamente qualificado, prevê tendências e riscos, alerta, orienta e corrige rumos. Tem ação rápida e atuação decisiva. O Tribunal de Contas do futuro já é uma realidade para os capixabas.
O TCE-ES foi criado através da Lei nº 1.287, em 24 de setembro de 1957, durante o primeiro governo de Francisco Lacerda de Aguiar (1955-1959) com objetivo de orientar e controlar a gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Sua instalação e início dos trabalhos ocorreram em junho do ano seguinte.
A Corte fiscalizadora já ocupou seis sedes administrativas, sendo a atual na Enseada do Suá, inaugurada em 14 de março de 1991. As outras cinco estavam localizadas no Centro de Vitória.
O primeiro presidente a assumir o TCE-ES foi o conselheiro José Alexandre Buaiz, em 1958. Desde então, 21 conselheiros assumiram a cadeira, sendo Rodrigo Flávio Freire Farias Chamoun o atual presidente, desde 2020.
Confira abaixo os conteúdos comemorativos em alusão aos 65 anos do TCE-ES
➡️ Tribunal de Contas do Espírito Santo: do Centro de Vitória para Enseada do Suá, 65 anos de história
➡️ Auditoria no controle externo da Corte de Contas capixaba, da era do papel para o mundo digital
➡️ Competições esportivas e Coral de Contas marcam história do TCE-ES
➡️ Escola de Contas atuante no passado, presente e futuro do TCE-ES
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866