O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) se uniu ao Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e ao Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), para a realizar a pesquisa “Permanência Escolar na Pandemia”. A finalidade é mapear a permanência dos estudantes nas redes municipais e estaduais durante a crise sanitária causada pela Covid-19.
A união é por meio da assinatura de Termo de Cooperação Técnica visando a realização de atividades de capacitação, intercâmbio e cooperação técnico-cientifica, com a finalidade de desenvolver um indicador para acompanhar o impacto do fechamento das escolas na evasão e abandono escolar.
O projeto prevê a aplicação de questionários on-line a todas as redes públicas de ensino do Espírito Santo, além de possíveis entrevistas complementares. O levantamento das informações será importante para subsidiar a atuação dos tribunais de contas de todo o país, de forma que também possam contribuir para a permanência das crianças e jovens na escola.
No TCE-ES, esse trabalho está sendo realizado por meio de levantamento, no Núcleo de Educação, da Secretaria-geral de Controle Externo.
Vimos esse trabalho como de fundamental importância no combate aos prejuízos causados pela paralisação das atividades presenciais à educação. Juntamente com a perda de aprendizagem, o abandono é um dos principais pontos a serem trabalhados pelas redes neste retorno às aulas”, enfatizou a auditora externo Paula Sabra.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866