O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) já iniciou a integração de seus sistemas às plataformas Gov.Br do governo federal e Acesso Cidadão do governo do ES. Por meio de parceria com o Prodest, o CidadES foi o primeiro sistema do Tribunal a ser integrado e, em breve, o Acesso Identificado (Protocolo via Internet) também passará pelo processo de integração a essas plataformas.
A iniciativa vai facilitar e tornar menos burocrático o acesso aos sistemas do Tribunal. Além disso, após a integração, a aquisição e utilização de certificados digitais pelos cidadãos e jurisdicionados deixará de ser obrigatória para o envio de documentos à Corte, reduzindo custos e democratizando ainda mais a oferta dos seus serviços.
Segundo André Coelho, coordenador do NDCex e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da solução, “com a integração, o processo de autenticação dos usuários dos sistemas do Tribunal fica centralizado em um único repositório, o que facilita o acesso aos serviços oferecidos pelo órgão, pois aqueles que já possuem conta nas plataformas Gov.Br e Acesso Cidadão não precisam criar novos logins e senhas para realizar o acesso aos nossos sistemas”. A tendência é que dentro de alguns anos praticamente todos os brasileiros tenham contas criadas na plataforma Gov.Br, que já conta com mais de 142 milhões de usuários.
Outra vantagem, relacionada especificamente à plataforma Gov.Br do governo federal, é a possibilidade de se utilizar seu sistema de assinatura sem a necessidade de certificados digitais e sem a instalação de novos programas, o que permitirá a assinatura com validade jurídica e o envio de documentos eletrônicos ao TCEES de forma mais ágil, moderna e acessível aos cidadãos. Essa funcionalidade já está em planejamento e em breve estará disponível.
De acordo com Igor Magri, secretário da STICorp, a expectativa é que além do CidadES e do Acesso Identificado, posteriormente outros sistemas do TCEES, tais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem, sistema de abertura de chamados, sistema Conta pra Gente etc. integrem-se às plataformas Gov.Br e Acesso Cidadão.
A iniciativa demonstra o compromisso do Tribunal de Contas do ES em oferecer continuamente aos seus jurisdicionados e cidadãos serviços mais eficientes, simples, modernos e acessíveis, contribuindo para a melhoria da eficiência e a desburocratização da gestão pública.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866