Os jovens intercambistas farão trabalho voluntário na Corte de Contas. O documento foi assinado nesta quarta-feira (10), no Tribunal, em Vitória (ES). Participaram o presidente da Corte de Contas, Sergio Aboudib, o diretor-geral de Secretaria, Fabiano Valle, o representante da Aiesec-Vitória, Phillipe Nicoly Ferreira do Nascimento, além de outros servidores do TCE-ES.
O TCE-ES é o primeiro órgão de controle externo a “abraçar” a ideia de intercâmbio da Aiesec como ferramenta para desenvolver uma liderança sustentável. A Corte de Contas visa, com isso, contribuir com a prática dos princípios da ONG, que englobam os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Os estudantes vão aprender a ter metas, foco em resultados, estratégias. Fará uma diferença enorme na vida dos jovens, porque isso não se aprende na escola. Eles terão uma experiência única”, salientou o presidente da Corte.
O conselheiro destacou ainda que objetivo do Tribunal, ao firmar o termo com a ONG, é dar maior visibilidade ao projeto. “Vamos tentar incentivar prefeituras e Governo. Participar dessa iniciativa com a Aiesec é uma grande oportunidade. Todos saem ganhando: nós, a entidade e a população”, assinalou Aboudib.
A Prefeitura de Vila Velha é um exemplo prático da parceria com a Aiesec. O Executivo Municipal apresentou, em setembro último, o resultado do trabalho de intercambistas que realizaram um projeto urbanístico para o final da Praia da Costa. A vivência foi realizada por meio de estudantes colombianos, do curso de Arquitetura. No site da prefeitura está publicada a matéria completa.
“Será uma experiência que vai agregar valores com a troca de experiências”, acrescentou o diretor-geral do TCE-ES.
Os intercambistas realizarão o trabalho voluntário no Tribunal, a partir de janeiro de 2019, iniciando pela área de Governança, Núcleo de Manutenção e Obras, Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sobre a Aiesec
A Aiesec é o maior movimento de liderança jovem do mundo, fundada em 1948. A ONG acredita em liderança como a solução fundamental para os problemas do mundo e confia na juventude para liderar essa mudança. Por meio de intercâmbios, proporciona oportunidades para jovens explorarem seu potencial de liderança em ambientes desafiadores e multiculturais. Atualmente, a ONG possui mais de 2 mil membros no Brasil, estando presente em mais de 120 países, realizando cerca de 12 mil intercâmbios por ano e tendo mais de 100 organizações parceiras no país. Mais informações em https://aiesec.org.br/.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866