Representantes do Tribunal de Contas (TCE-ES) participaram da 1ª Capacitação Internacional em SAI-PMF (Supreme Audit Institutions Performance Measurement Framework) desenvolvida pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai), realizada pelo Banco Mundial no Tribunal de Contas de Minas Gerais. Na ocasião, estiveram presentes representantes dos oito países de língua portuguesa, dos Tribunais estaduais e municipais do Brasil e do Tribunal de Contas da União (TCU).
O objetivo do treinamento foi habilitar técnicos dos Tribunais de Contas brasileiros e também de outros países em SAI-PMF, para adotarem esse marco de medição de desempenho das Entidades Fiscalizadoras Superiores. A ferramenta faz uma avaliação objetiva e qualitativa do desempenho da entidade de controle e o autodiagnóstico com referência nas normas internacionais em 500 quesitos.
O conselheiro Sebastião Carlos Ranna, 2º Vice Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foi um dos 20 participantes que foram habilitados para serem instrutores da ferramenta SAI-PMF. Segundo Ranna, a padronização das normas internacionais de auditoria trazem benefícios para as Cortes de Contas, jurisdicionados e sociedade.
“Com essa padronização será desenvolvida uma cultura de normas e padrões internacionais, os jurisdicionados terão um Tribunal com serviços de melhor qualidade e as políticas públicas alcançarão seus objetivos beneficiando diretamente a sociedade”, afirma, Ranna.
Ainda segundo Ranna, esse trabalho terá um efeito multiplicador. Cada grupo habilitado com a ferramenta Sai-PMF levará sua capacitação para as auditorias realizadas junto aos jurisdicionados. A Atricon incentivará, de forma voluntária, adesão dessa ferramenta pelos Tribunais de Contas Brasileiros.
Informações à imprensa:
Secretaria de Comunicação do TCE-ES
secom@tcees.tc.br
(27) 98159-1866